A ARTE DE LIDERAR PESSOAS

Páginas: 13 (3194 palavras) Publicado: 23 de abril de 2014
A ARTE DE LIDERAR PESSOAS

O mundo de hoje está mudando de uma forma fantástica as mudanças antigamente levavam décadas para acontecer e hoje estão acontecendo em pouco tempo. Com isso, o Líder de hoje é muito diferente do de antes, pois ele deve ser muito mais um sábio do que um técnico deve acompanhar todas as mudanças, além disso, antigamente o bom Líder era aquele que sabia mandar, e hojeele deve saber compartilhar e investir nas pessoas para que elas dêem o melhor de si mesmas.
Quando falo sobre o Líder, estou falando de qualquer pessoa, de qualquer idade, que atue na Vida desta maneira pode ser uma criança liderando seus amiguinhos na hora de brincar; um adolescente liderando sua "tribo"; uma dona de casa liderando seu lar; um atleta liderando seu time; um gerente liderandoseus colaboradores.
Liderar é uma maneira de agir, uma maneira de ser, não é algo somente de fora, somente para outros é desenvolver a visão do que é possível e ser capaz de inspirar outros a ajudá-lo a realizar estas possibilidades, desenvolver competência e talento internos completamente.
Vivemos em Sistemas o tempo todo, começando pelo nosso Sistema Interno (partes e órgãos internos), nossoSistema Familiar, Profissional, Social, Comunitário, até o Sistema da Natureza, o Sistema Solar, o Universo faz parte direta ou indiretamente de todos eles e eles interferem em nossas Vidas.
Então, para ser um bom Líder, a pessoa precisa primeiro saber liderar bem seu Sistema Interno pois sem Autoconhecimento, sem conseguir "dirigir seu próprio carro", como é que alguém pode querer dirigir outraspessoas? Antigamente víamos líderes que só sabiam mandar e que perdiam completamente o controle de si mesmos por coisas bem pequenas... hoje estes perdem é a condição de serem líderes!!!
Depois a pessoa deve conhecer os Sistemas que fazem parte de sua Vida para poder viver de forma congruente. Não tem nada mais desagradável do que alguém que quer ser Líder falar algo e fazer outra coisadiferente... ou seja, não agir de forma congruente com suas palavras.
Em Inglês há a expressão "walking my talk" que fala exatamente sobre isso... quando o Líder fala uma coisa e faz outra, como consequência perde credibilidade.
Outra coisa muito importante nos dias de hoje é a filosofia do "ganha/ganha", ou seja, o bom Líder é aquele que sempre age de forma que todos os envolvidos saiam ganhando... oLíder que "passa por cima" das pessoas está "por fora"!!!
Hoje e cada vez mais o mundo está transformando a Competitividade pela Cooperação e o Líder deve ser o primeiro a atuar desta forma.
Líderes! Vamos juntos ajudar o Mundo a completar esta transformação!
Muito já se escreveu sobre liderança, porém sempre haverá ainda mais a se aprender. A competição se acirra, os equipamentos e a informaçãoviram commodities e, felizmente, a importância do fator humano cresce nas organizações de sucesso.
Em um mundo em que a população aumenta assustadoramente, ajudar a criar novos empregos e a manter as organizações funcionando com lucratividade para conservar seus colaboradores, deve ser a tarefa de todo líder. Neste contexto o papel da liderança ganha força, mas tem também suas responsabilidadesampliadas. E aí a necessidade de manter pessoas motivadas passa a ser questão de sobrevivência.


AQUELE QUE SABE, PODE
Sobre liderança cooperativa

No fim dos anos 1970, no inicio do mandato do Abade Primaz NOTKER WOLF, como arcebispo em Santa Otília, foi feita algumas mudanças, com algumas novidades.
Wolf lembra-se de disser a um confrade mais jovem “Será que todas as boas ideias tem de virdo meu cérebro? ”
Ele respondeu “Essa é a estrutura beneditina, o Abade ordena, nos executamos.”.
“A partir de hoje não mais, não se esqueça disso” – disse-lhe.
O Abade teve que dar razão ao confrade, pois durante séculos nossos abades se sentiram como pequenos príncipes puderam confiar na obediência cega de seus monges. No início da década de 1960, nossas abadias eram tidas como locais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Sabedoria dos Monges na Arte de Liderar Pessoas
  • A sabedoria dos monges na arte de liderar pessoas
  • A Arte de Liderar
  • A arte de liderar
  • Liderar para cima é uma arte
  • Como liderar pessoas dificeis
  • Resenha A Arte de Liderar
  • Resenha: Como liderar Pessoas Difíceis

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!