A ARTE DE EDUCAR SE DÁ EM PROPORCIONAR O BRINCAR.

1291 palavras 6 páginas
Introdução

O espaço brinquedoteca na educação infantil e nos anos iniciais, as salas tendo um ambiente prazeroso para desenvolver as habilidades é de suma importãncia. O lúdico é uma ferramenta ao professor no processo de aprendizagem e não atrapalha nas brincadeiras .
A brincadeira é uma atividade voluntária e consciente, uma forma de atividade social infantil que a característica é imaginação os diversos significados da vida,que a criança apresenta o discurso externo e interioriza construindo seu pensamento ,desenvolvendo suas potencialidades.
Neste sentido a brinquedoteca tem uma responsabilidade, com o espaço onde a criança passam a viver situações em seu cotidiano e criar e desenvolver sua personalidade,valores e atitudes diante outras crianças.
Apesar de todos esse fatos relevantes, muitos municípios encontram-se totalmente despreparados para atender a essas necessidades essenciais no brincar de uma criança, fato que precisa ser mudado para uma aprendizagem eficaz.

Desenvolvimento

A partir do príncipio de que toda criança tem direito a brincar, nos perguntamos como as escolas de CEI (centro de educação infantil) vem se posicionando em relação a esses direitos.
Em uma pesquisa recente em alguns centros de educação infantil do município de Cachoeiro de Itapemirim - ES, percebe-se a dificuldade e a inexistência desse espaço básico, mas primordial para o crescimento e desenvolvimento de nossas crianças. O que vemos é uma realidade totalmente contrária ao que realmente se almeja e se tem direito. Na verdade grandes espaços internos e externos estão vazios, às vezes são utilizados para brincadeiras livres e pela ausência de objetos ou cantos estimuladores favorecem a correria, empurrões e desordem.
Falta interesse do poder público, espaço físico adequado, profissionais capacitados para tal atividade, verba para que os centros de educação infantil possam oferecer e montar sua brinquedoteca.
Precisamos

Relacionados