A arte dapersuasão política

362 palavras 2 páginas
A ARTE DA PERSUAÇÃO POLÍTICA

Segundo o sistema democrático brasileiro, o cidadão elege seus representantes políticos através do voto. Sendo assim, o dom da fala é utilizado pelos políticos como uma ferramenta primordial para convencer o maior número de eleitores de ele é a escolha correta. A arte de utilizar bem as palavras e de argumentar pode revelar as reais intenções de um governante ou simplesmente pode ter o poder de enganar a população com falsas promessas.
Inicialmente, é indiscutível que a fala é imprescindível para que o eleitorado possa conhecer e analisar as propostas do candidato. É através da arte de utilizar bem as palavras e da argumentação que chegamos à conclusão de que este ou aquele é o mais preparado para atingir os anseios da sociedade, ou pelo menos, da maioria dela, como ocorre no caso dos debates.
Quanto mais bem argumentado for o discurso do candidato, maior será a possibilidade de convencer os eleitores de que ele é o melhor e, inevitavelmente, o levará às cadeiras do poder.
Por outro lado, sabemos também que alguns políticos utilizam desse dom da fala para imprimir na sociedade uma falsa imagem de sua pessoa e seu plano de governo, ou seja, utiliza de seu poder de convencimento para enganar a população com falsas promessas.
O político desonesto acaba por se utilizar da retórica para construir na população uma imagem que espelhe aquilo que ela quer ouvir, ou seja, uma imagem que se aproxime da sociedade ideal, segundo a qual todos os problemas sociais serão facilmente resolvidos.
Porém, o eleitor deve ficar muito atento com esses políticos que prometem milagres. É possível sim melhorar, e muito, a política de nosso país. No entanto, temos que ter em mente que para tanto há limitações financeiras, temporais e até mesmo culturais para que essas mudanças aconteçam.
Portanto, o discurso é sim imprescindível para a política brasileira, uma vez que é somente através dele que a população conhece e identifica as propostas do candidato,

Relacionados