a arte da guerra resumo

Páginas: 5 (1209 palavras) Publicado: 2 de março de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHAO – UEMA
CENTRO DE CIENCIAS TECNOLOGICAS










Administração de empresas
A ARTE DA GUERRA



















São luis
2014
A Arte da Guerra





Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA como requisito para obtenção da segunda nota da disciplina de Administração deempresas.









São luis
2014

SUMARIO

1. Introdução 4
2. Resumo 5
3. Referencia Bibliográfica 8























INTRODUÇÃO



Escrito no séc. IV a.C., há cerca de 2.500 anos, por Sun Tzu, um general e estratega militar chinês, o livro "A Arte da Guerra" continua ainda hoje a ser admirado como fonte de ensinamentos na áreada estratégia. De facto, muitos consideram "A Arte da Guerra" como a origem do próprio conceito de estratégia. Apesar de ser um tratado puramente militar, os conselhos e ensinamentos de Sun Tzu são perfeitamente adaptáveis ao mundo das empresas e dos negócios; basta para isso olhar para a concorrência como o inimigo e para o mercado como o campo de batalha. A originalidade deste livro está na proposta de sevencer uma guerra, antes mesmo de “desembainhar a espada”. Sun Tzu também sentencia que para vencer uma guerra, antes de tudo é necessário conhecer bem: o meio em que se travará a batalha; o inimigo; e a sim mesmo. O livro é dividido em treze capítulos, que comentam sobre a Avaliação; do Comando da Guerra; da Arte de Vencer sem Desembainhar a Espada; da Arte de Manobrar as Tropas; do ConfrontoDireto e Indireto; do Cheio e do Vazio; da Arte do Confronto; da Arte das Mudanças; da Importância da Geografia; da Topografia; dos Nove Tipos de Terrenos; da Pirotecnia, e da Arte de Semear a Discórdia; que expressam várias técnicas para se tomar conhecimento da arte da guerra.










RESUMO
Para Sun Tzu, só é possível obter gloria e sucesso na jornada de uma guerra, se não perder devista cinto fatores necessários para a arte da guerra: a doutrina, o tempo, o espaço, o comando e a disciplina. Deve-se saber avaliar previamente o próprio exército e o inimigo. È preciso calcular as possibilidades de vitória, pra saber manobrar o exército e então obter êxito na batalha.
Um hábil general faz tudo para que a guerra seja o mais rápido possível, pois assim, estará poupando a vidados soldados e os gastos dos cofres dos príncipes. Na guerra, o essencial é a vitória, e não campanhas prolongadas.
É necessário saber a arte de humilhar os inimigos sem travar batalhas, sabotando os seus planos, semeando discórdia entre seus exércitos. Para vencer o inimigo é necessário: saber quando combater e quando bater em retirada; saber lidar com o pouco e o muito; saber compor o exército;preparar-se prudentemente e saber gerenciar as tropas.
Os generais hábeis têm na defesa o segredo da invencibilidade. Eles preveem todas as eventualidades, conhecem a situação do inimigo, sabem o que podem fazer, e até onde ir. Mesmo em vantagem, não se deve descansar; deve-se agir com o mesmo entusiasmo e vontade de vencer.
É imprescindível que se comande muitos soldados com organização, assimcomo se comanda poucos. Na rate militar, há duas forças: Direta (fixar e distrair) e Indireta (golpear onde não é previsto). Combinando estas duas forças, é possível um ataque regulado com precisão.
Deve-se sondar os planos do inimigo para saber a estratégia dele. É necessário saber a hora certa de combater. As tropas dever ser como a água corrente, que se adapta ao cheio e ao vazio comfacilidade, de acordo com o terreno que corre. O general hábil sabe controlar sua tropa, e manipular as tropas do inimigo. Devem-se evidenciar as qualidades de cada soldado e não perder nenhuma oportunidade.
Depois de instalar as tropas, é necessário tornar próximo o que está distante, transformando perdas em lucro, substituindo o ócio pelo trabalho e converter lentidão em presteza.
Um bom general...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro a Arte da Guerra
  • Resumo a arte da guerra
  • RESUMO A ARTE DA GUERRA
  • Resumo do livro a arte da guerra
  • Resumo arte da guerra
  • Resumo Arte da Guerra
  • Resumo do livro Arte da Guerra
  • RESUMO DO LIVRO A ARTE DA GUERRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!