a arte da guerra analise

Páginas: 11 (2730 palavras) Publicado: 4 de fevereiro de 2014
A ARTE DA GUERRA
Prefácio: Segundo Gustavo Cerbasi, Mestre em administração/Finanças pela FEA/USP, o Livro a Arte da Guerra com os ensinamentos de Sun Tzu, contribui para o planejamento pessoal e de negócios. É de valor inestimável ao trabalhador de hoje. As técnicas ensinadas fortalecem os leitores como soldados mais bem preparados para desafios, ajudam a blindar o espírito contra atitudesmal-intencionadas, prepara para situações de conflitos e convida para a busca do equilíbrio e valoriza o planejamento como estratégia de diferenciação. Fortalece o seu poder de negociar e vencer com o mínimo de conflitos.

Desenvolvendo Planos:
Para Sun Tzu, a Arte da Guerra, depende de cinco fatores importantes:
A Lei Moral é aquilo que deixa as pessoas em harmonia com o seu líder. O Paraísoquer dizer o frio e o calor, a passagem do tempo e as estações do ano. A Terra corresponde a distâncias, perigo e segurança e à aposta na vida e na morte. O Comando inclui as virtudes da sabedoria, da sinceridade, da benevolência, da coragem e do rigor e finalmente, por Método e Disciplina refere-se à organização da equipe em subdivisões e hierarquias fazendo com que os objetivos sejam atingidos.A indicação de táticas e reflexão para enfrentar uma situação é elementar.
Em Meio À Guerra:
Durante a missão não estender o tempo para que os recursos não fiquem escassos e não acarrete prejuízos. Deve-se ter consciência, estar estruturado para melhor enfrentá-la e não ser surpreendido por situações inesperadas. Além disso, é preciso ter estímulos e o desejo de enfrentar as dificuldades paravencer e conquistar o principal objetivo.
O Ataque através de Estratagemas:
O líder capaz conseguirá em situações de conflito, submeter à equipe sem lutas e sem perder um único homem, atingir o seu triunfo total. Seguindo os princípios da organização e adaptando cada ação às circunstancias, com discernimento abstrai o potencial de cada um e ganha a sua confiança. Assim, se tornará um líder aliadode cada membro tornando possível a sua vitória. Deve-se conhecer a si mesmo e a sua equipe. Assim, qualquer missão será vencida.
Disposições Táticas:
A garantia de não ser derrotado está nas mãos do líder. Uma pessoa pode saber do que precisa para obter uma conquista, sem ter os meios de obtê-la. Garantir-se contra derrotas implica usar táticas defensivas, ter habilidade para superar osdesafios significa tomar ofensiva. Evitar erros é o que determina a vitória. É por isso que durante o objetivo, um estrategista vitorioso só enfrenta a situação quando seus planos indicam a possibilidade de uma vitória. Já o destinado ao fracasso luta antes de ter planos cuidadosos. Um líder acostumado cultiva a lei moral e adota sem restrições método e disciplina. Desse modo, mantém em seu poder ocontrole sobre o sucesso.
Em analogia com a teoria de Sun Tzu e a guerra, as etapas citadas se dividem em: avaliação, estimativa quantitativa, cálculo e a vitória. Na organização pode-se fazer um paralelo e entender tais etapas como: Missão, Visão, planejamento, planos e vitória.
O Uso da Energia:
Ter sob o seu comando poucos ou muitos homens não faz diferença, o que importa é conhecer os seuspontos fortes e fracos. Serão os métodos indiretos os necessários para garantir a vitória da missão. Táticas indiretas, quando eficientemente aplicadas, são inexauríveis. A combinação de estratégias diretas e indiretas é uma fonte de uma quantidade infinita de manobras. É preciso saber escolher os homens certos para poder utilizar a energia conjunta deles.
Pontos Fracos e Pontos Fortes:
“Aquele queantecipa sua chegada ao campo de batalha e lá espera pela chegada do inimigo estará descansado para a luta; no entanto, aquele que chega atrasado ao campo de batalha terá de correr para se preparar e ficará exausto.”
Com a visão da sua missão, poderá ser traçado um planejamento e consecutivamente os planos, poderá enfrentar sem desgaste as circunstâncias. No entanto, aquele que enfrenta sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Arte da Guerra
  • A arte da guerra
  • Análise "Arte da Guerra Aplicada ao Marketing"
  • Análise crítica do livro "A arte da guerra"
  • análise do livro A arte da guerra por capítulos
  • Análise capítulos 1 e 2
  • Análise do livro A Arte da Guerra de Sun Tsu
  • Análise do livro "a arte da guerra" de sun tzu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!