A Antig Idade Cl Ssica

Páginas: 17 (4007 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2015
A Antigüidade clássica

Nossa sociedade moderna está ligada de muitas maneiras às civilizações clássicas. É grande o interesse pelos mais variados aspectos da cultura antiga, que se manifestam de maneira mais ou menos explícita aqui ou ali, provocando primeiro o interesse e depois a curiosidade por saber mais. Democracia e teorema de Pitágoras, República e Direito Romano são alguns dos temas queestão presentes em nosso cotidiano. Mas eles geralmente aparecem desligados do seu contexto histórico, sendo difícil por isso entender claramente o seu sentido.
Esse entendimento nasce da investigação e da reflexão sobre as relações entre o mundo moderno e o mundo antigo. Nasce da investigação e reflexão sobre as relações entre o nosso presente e o nosso passado.
(Adaptado de Pedro Paulo AbreuFunari, Grécia e Roma. São Paulo: Contexto, 2001. p. 11-12.)


Os gregos





A expressão “calcanhar de Aquiles” – que se refere ao herói grego morto em combate ao ser flexado na única parte do seu corpo não protegida pelos deuses – provavelmente é menos usada pelos jovens de hoje do que foi por seus pais e avós. A expressão, que significa “ponto fraco”, pode estar caindo em desuso. O que não seriauma surpresa. Ela já tem mais de 2500 anos.
Aquiles, Ulisses, Agamenon, Menelau, Helena, Páris e Heitor, entre outros, foram os personagens centrais do confronto entre os gregos da cidade de Micenas, no continente, e os da cidade de Tróia, na costa da Ásia Menor, litoral da Turquia atual. A guerra de Tróia, disputa de interesses comerciais e políticos, ocorreu há muito tempo, no século XIII a.C.Mas a memória dos seus heróis guerreiros ficou para sempre imortalizada nos poemas homéricos, Ilíada e Odisséia (ver boxe).
Não se sabe ao certo quando os poemas foram escritos, nem quem foi Homero. Supõe-se que ele tenha sido um poeta popular, um aedo em grego, misto de poeta e cantador do século VIII a.C., que ganhou fama contando e cantando nas feiras e nas festas as histórias dos primeirosheróis da Grécia. O trabalho de Homero, e certamente o de outros aedoi da sua época, criou uma tradição poética e histórica transmitida oralmente por muito tempo, até começar a ser registrada por escrito entre os séculos VI e V a.C.
Homero não era um historiador e sim um poeta. Nos poemas há mais mitologia do que história. Mas sua importância para o conhecimento da Grécia antiga é fundamental. Muitodo que sabemos da vida social na Grécia nesses tempos vem dessa fonte literária. Mas é uma fonte especial. A mistura de fatos e lendas e de homens e deuses contem reflexões ricas, saborosas e instigantes sobre o sentido da vida, o comportamento humano e o rumo da história.

Ilíada: É o primeiro dos dois grandes poemas homéricos, onde são contados acontecimentos e as circunstâncias quedeterminaram a guerra de Tróia e a vitória final dos gregos.
Odisséia: É o segundo dos poemas homéricos, onde se descreve a longa e difícil jornada de Ulisses e seus companheiros de ilha em ilha no Mediterrâneo, de volta ao reino de Ítaca após a vitória dos gregos em Tróia.


A mitologia grega

No início do canto III, a Odisséia mostra o filho de Ulisses, Telêmaco, à procura do pai:
“Elevando-se das águasesplêndidas e subindo ao céu de bronze, o sol iluminou os deuses e os mortais dispersos pela terra carregada de trigo; então eles chegaram a Pilo, cidade de Neleu, de muralhas bem construídas. Na praia, os habitantes sacrificavam touros pretos ao deus que agita o solo, Posêidon, de cabelos azuis-escuros. Sentados em nove fileiras de bancos, à razão de cinco homens por fileira, começavam a comer osprimeiros assados dos nove touros – um por fileira – e, para o deus, assavam as coxas do animal. O belo navio vindo de Ítaca chegou direto do largo, a tripulação endireitou e amarrou as velas, depois, a remo, aportou o barco e desembarcou. Telêmaco, por sua vez, desceu do navio. Atena lhe mostrava o caminho...”
Nestas poucas linhas do grande poema estão reunidos os elementos centrais da mitologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Era Cl Ssica
  • Teoria cl ssica de Fayol
  • ATD1 ANTROPPOLOGIA CL SSICA
  • Trabalho Teoria Cl Ssica
  • Abordagem Cl Ssica De Fayol
  • Teoria cl ssica da administrao
  • Teoria Cl ssica da Administra o
  • GEOGRAFIA TRADICIONAL OU CL SSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!