A ANEMIA FALCIFORME esboço

692 palavras 3 páginas
A ANEMIA FALCIFORME DEVE-SE A MUTAÇAO POR SUBTITUIÇAO do aminoácido acido glutâmico, pelo aminoácido acido valina numa das cadeias de hemoglobina, conduz a uma alteração na forma de toda a proteína, que faz com que o teor de oxigénio seja reduzido,
Anemia
Doença em que a capacidade do sangue transportar oxigénio para os tecidos encontra-se reducida, seja por redução de hemácias, seja pela redução de hemoglobina.
Anemia falciforme
Doença herditaria que causa malformação das hemácias; estas assumem forma semelhantes a foices cuja severidade varia com o caso.
Esta forma causa deficiência do transporte de oxigénio nos indivíduos que tem a doençao.

A anemia falcicorme é determinada por uma quantidade elevada de hemácias deformadas.

Deve-se a uma mutação dada pela substituição do aminoácido acido glutâmico, pelo aminoácido valina numa das cadeias de hemoglobina, conduz a uma alteração na forma de toda a proteína que muda o formato da hemácia o que a fará incapaz de transportar oxigénio.
As hemácias com formato de foice grudam umas nas outras nos capilares sanguíneos podendo provocar obstruções no trajeto ara os tecidos.
Hereditariedade da anemia falciforme
Dependendo dacelula em que a mutação ocorre, ela pode ser ou não transmitida à descendência .
É uma doença autossómica recessiva, pelo que para ser transmitida a mutação do gene ocorrera em células de linhagem germinativo, os dois aleolos do gene têm que estar mutados de forma a que a mutação se manifeste.
Em indivíduos heterozigóticos existem altas taxas de resistência a malaria.
Na origem da transmiçao, o genen anormal surgido foi transportado por um gameta sexual, dando descendência e espalhando-se por toda a raça humana.
Malaria
Doença infeciosa (causada por agentes biologicos) aguda (têm um curso acelerado e acabam em morte ou convalescença)
Causadas por protozoários (microorganismos cuja classificação é feita com base na sua locomoção) do género plasmodium, transmitida pela picada do mosquito o genero

Relacionados