A análise swot

Páginas: 6 (1308 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A análise SWOT é uma ferramenta de gestão muito utilizada pelas empresas como parte do plano de marketing ou do plano de negócios. O termo SWOT vem do inglês e representa as iniciais das palavras Strengths forças - Weaknesses - fraquezas, Opportunities – oportunidades e Threats - ameaças.
A ideia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e asameaças da organização e do mercado onde ela está atuando.
Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.
Neste tutorial serão detalhados os conceitos que envolvem a realização de uma análise SWOT.Análise SWOT – Ambientes Interno e Externo

Como já foi dito anteriormente, a análise é dividida em duas partes: o ambiente externo e o ambiente interno à organização. Esta divisão é necessária porque a organização tem que agir de forma diferente em um e em outro caso.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da organização, já que ele é o resultado de estratégias de atuação definidaspela própria empresa. Desta forma, quando percebemos um ponto forte em nossa análise, devemos ressaltá-lo ainda mais; quando percebemos um ponto fraco, devemos agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Isso não significa que não seja útil conhecê-lo. Apesar de não podermos controlá-lo, podemos monitorá-lo eprocurar aproveitar as oportunidades da maneira mais ágil e eficiente e evitar as ameaças enquanto for possível.
A análise SWOT deve ser realizada de maneira formal, uma vez por ano, mas as informações mais importantes devem ser monitoradas constantemente.

Ambiente Externo

Diversos fatores externos à organização podem afetar o desempenho da empresa. E as mudanças no ambiente externo podemrepresentar oportunidades ou ameaças ao desenvolvimento do plano estratégico de qualquer organização.
A avaliação do ambiente externo costuma ser dividida em duas partes:
• Fatores macroambientais – questões demográficas, econômicas, tecnológicas, políticas, legais, etc.
• Fatores microambientais – beneficiários, suas famílias, as organizações congêneres, os principais parceiros, os potenciaisparceiros, etc.
Na prática, isso significa que mudanças que estão totalmente fora do controle da organização podem afetar (positiva ou negativamente) seu desempenho e sua forma de atuação.
As mudanças no ambiente externo sempre afetam de maneira homogênea TODAS as organizações que atuam numa mesma área geográfica e num mesmo mercado e, desta forma, representam oportunidades ou ameaças iguais paratodo mundo. Quando
ocorre uma mudança na legislação, por exemplo, todas as organizações são afetadas.
Uma organização que perceba que o ambiente externo está mudando e que tenha agilidade para se adaptar a esta mudança, aproveitará melhor as oportunidades e sofrerá menos as consequências das ameaças. Por isso, a análise do ambiente externo é tão importante.
A análise da situação deve levar emconsideração não apenas o que está sendo sinalizado como uma alternativa de cenário, mas também qual é a probabilidade de que aquele cenário se concretize. Esta análise de cenários deve ser permanente, porque o ambiente externo é muito dinâmico e está sendo alterado constantemente.
O ambiente externo corresponde às oportunidades e ameaças, como segue abaixo:

• Oportunidades – correspondem àsoportunidades para crescimento, lucro e fortalecimento da empresa, tais como:
o Necessidades não satisfeitas do consumidor;
o Aumento do poder de compra do mercado;
o Disponibilidade de linhas de crédito.

• Ameaças – correspondem a mudanças no ambiente que apresentam ameaças à sobrevivência da empresa, tais como:
o Mudanças nos padrões de consumo;
o Lançamento de Produtos substitutivos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise swot
  • Análise SWOT
  • analise de swot
  • Analise swot
  • Análise swot
  • analise swot
  • Análise swot
  • Análise swot

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!