A análise do custo-benefício aplicado aos projetos sociais

Páginas: 2 (396 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
A ANÁLISE DO CUSTO-BENEFÍCIO APLICADO AOS PROJETOS SOCIAIS
A economia do bem-estar está ligada com a política que melhora alocação dos recursos para um pleno emprego da economia na sociedade,utilizando-se do sistema de custo-benefício, através de planos e projetos. A relação custo-benefício  é um indicador que relaciona os benefícios e os custos de um projeto , expressos em termos monetários eem valores presentes.
Em projetos sociais, o uso do critério de eficiência, baseado na análise do custo-benefício, só é viável mediante a adoção de uma série de hipóteses. A análise dessashipóteses deve ser desenvolvida sem impulsos ideológicos e fundamentada com base na experiência de verificação do seu impacto para o crescimento econômico e diminuição das desigualdades sociais. Como emqualquer investimento, um retorno tangível deve ser demonstrado para que os benefícios resultantes de um projeto sejam superiores aos seus custos fixos e variáveis.
Um investimento social, segundo ateoria da economia do bem-estar, deveria considerar também seus efeitos sobre a economia como um todo, e não examinar somente o lucro. Nessa teoria , os efeitos positivos são os benefícios e os efeitosnegativos são os custos.
Em geral, a maior dificuldade encontrada no contexto da análise custo benefício social reside na metodologia a ser adotada para a determinação dos preços econômicos e sociais.Um elemento central para a fundamentação teórica de algumas metodologias de ACBS (AnáliseCusto Benefício Social) é o conceito de excedente do consumidor, que é definido como a diferença entre opagamento efetivo pelo fator ou produto e o gasto máximo que o consumidor estaria disposto a pagar pelo mesmo, ou seja quando se está disposto a pagar é porque existe excedente.
A dimensão social tornounotável a necessidade de internalizar explicitamente objetivos tais como a eficiência (na alocação de recursos) e a distribuição da renda, entre outros, para medir o impacto real do projeto.
Sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise dos custos/benefícios na implantação de projetos de
  • Projeto Aplicado
  • Análise de Custo Benefício de Gabinetes
  • O custo-benefício do escritório de gerenciamento de projetos
  • CUSTO PARA PROJETOS SOCIAIS
  • Análise de um projeto social
  • Projeto de objeto, análise social.
  • Resenha/IS014001 CONTRIBUIÇÃO PARA ANALISE BENEFICIO/CUSTO DO PROCESSO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!