A ampliação do ensino fundamental para nove anos: uma análise critica da proposta pedagógica do município de buriti - ma.

Páginas: 6 (1415 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
CHAVES. GABRIELA DA COSTA
RESUMO:
O trabalho apresentado faz referência a proposta de ampliação do ensino fundamental em nove anos no município de Buriti – MA, onde se faz uma analise dos problemas enfrentados pelo o município durante o processo de implementado do ensino fundamental em nove anos com matricula obrigatória a partir dos seis anos de idade.
Palavras – Chave: Proposta pedagógica,ensino fundamental, ampliação do ensino, criança.

INTRODUÇÃO.
O presente trabalho faz uma analise do processo de ampliação do ensino de nove anos no município de Buriti – MA. Onde trata de questões referentes a proposta pedagógica na sua forma de organizar o ensino, como também os blocos de conteúdos a serem aplicados nas escolas. Relata também fatos que ocorrem no município durante o processode implantação do Ensino Fundamental em nove anos.
O trabalho tem grande relevância, pois trata de um tema que é um desafio em todo país, e que é objeto de estudos tanto do governo federal quanto de estudiosos interessados em conhecer a realidade escolar e os problemas que afligem a nação referente a estrutura do ensino no país, principalmente nas escolas públicas de município pequenos onde odesafio é maior devido ao agravamento das condições sociais onde faltam investimentos em todas as políticas públicas.
As referências utilizadas neste trabalho foram as seguintes: o parecer CNE/CEB nº 11/2010 aprovado em 7 de julho de 2010, relatando as experiências e as conclusões a respeito da educação no Ensiino Fundamental em nove anos que teve como relator Cesar Callegari, a PropostaPedagógica de Ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos do Município de Buriti-MA e o 3º relatório do programa de ampliação do Ensino Fundamental para Nove Anos do Governo Federal. Estes documentos deram sustentação as idéias aqui apresentadas.

1. ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA NOVE ANOS DE BURITI – MA.

Ao estudar a proposta de ampliação do ensinofundamental para nove anos do município de Buriti – MA, nota-se que esta não atende plenamente as exigências necessárias para a ampliação do ensino fundamental em nove anos. Segundo a proposta do município a mudança se deu para atender a Lei Federal de Diretrizes e Bases LDB 9.394/96, do Plano Nacional de Educação PNE 10.172/2001,e das orientações do Ministério da Educação. Leis estas quepromoveram a ampliação do Ensino Fundamental em nove anos, estabelecendo diretrizes legais com prazos determinados para que os sistemas de ensino se adéquem a essa nova realidade do ensino brasileiro.
Ao estudar a proposta do município de Buriti que se concretizou ainda em 2006, encontra-se varias lacunas que precisam ser ajustadas para assegurar as crianças do município não só o acesso, mas também asua permanência na escola.
Segundo a resolução nº 004/2006 de 22 de dezembro de 2009 determina que; “a Secretaria Municipal de Educação de Buriti iniciará o atendimento a essa demanda em 2007, pois a universalização do ensino é meta prioritária do sistema municipal de ensino”. Nesse sentido, o sistema Municipal de ensino de Buriti, ampliou e reorganizou o Ensino Fundamental, e incluiu os doiselementos: “Os nove anos de trabalho escolar e a nova idade que intrega esse ensino”. E assim organizou-se o Ensino Fundamental nesse modelo:
ENSINO FUNDAMENTAL
Séries Iniciais Séries Finais
1º ano 2º ano 3º ano 4º ano 5º ano 6º ano 7º ano 8º ano 9º ano
6
anos 7
anos 8
anos 9
anos 10
anos 11
anos 12
anos 13
anos 14
anos

A justificativa dada a esse tipo de organização segundo a propostaé a seguinte:
“A opção por essa forma de organização se dá em função de ser dada ao processo de alfabetização e de letramento nas séries iniciais do ensino fundamental aumentando seu tempo na construção do conhecimento, essencialmente a da leitura e da escrita numa pedagogia diferenciada de ensino aprendizagem, assegurando o seu sucesso na vida em sociedade”. Buriti-MA, 2006.

No entanto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos
  • ensino fundamental nove anos
  • ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
  • ENSINO FUNDAMENTAL NOVE ANOS
  • ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS A
  • Ensino fundamental de nove anos
  • O ensino fundamental de nove anos
  • ensino fundamental de nove anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!