A ALTERNÂNCIA ENTRE A FORMA PRONOMINAL ‘NÓS’ E O SUBSTANTIVO ‘ A GENTE’ NA POSIÇÃO DE SUJEITO NO FALAR CAMETAENSE

3004 palavras 13 páginas
A ALTERNÂNCIA ENTRE A FORMA PRONOMINAL ‘NÓS’ E O SUBSTANTIVO ‘ A GENTE’ NA POSIÇÃO DE SUJEITO NO FALAR CAMETAENSE1

Ana Paula Costa Pantoja2
Nair dos Anjos Sousa
Marcicléia de Oliveira Santos
Jose Diogo Viana Mendes

RESUMO: Este trabalho baseia-se nos princípios da Sociolinguística Variacionista (LABOV 1972) dando ênfase à variação pronominal nós e a gente. Tendo como objetivo observar a alternância dos pronomes nós e gente na posição de sujeito. Verificando as possíveis ocorrências no falar cametaense, limitando-se a falante da zona urbana de Cametá.

PALAVRAS-CHAVE: Sociolinguística; Alternância; Pronomes Pessoais.

1 INTRODUÇÃO

O nosso trabalho abordará sobre a “alternância da forma pronominal de primeira pessoa do plural nós e o substantivo a gente na posição de sujeito no português falado na zona urbana do município de Cametá”. Essa variação linguística tem despertado a atenção e interesse de vários pesquisadores da área, que busquem melhor compreender e caracterizar o português do Brasileiro. Autores como Omena (2003) atribuem essa variação a fatores relacionados, por exemplo, a idade, a situação formal na qual o indivíduo está inserido, quando na aplicação de regra variável “nós” e em relação “a opção pelo a gente a fatores sociais e linguísticos como a escolaridade, sexo, mudança de referência, exposição à mídia, renda familiar, paralelismo formal, saliência fônica, tempo verbal, grau de determinação do referente e tamanho do grupo”.
No entanto, levando em consideração o sistema heterogêneo de que a língua varia e os componentes sociais presentes dentro do contexto social da comunidade de fala defendido por Labov (1972), enfatizaremos neste trabalho, tais variantes linguísticas pronominais nós e a gente, no falar cametaense da zona urbana, a partir de uma amostra estratificada por sexo, escolaridade e faixa etária.
O objetivo aqui, a partir da coleta de dados empíricos de fala é analisar a alternância dessas formas pronominais nós

Relacionados