a aia

Páginas: 7 (1635 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2013
A AIA


Apresentação do autor




RESUMO
Um rei jovem e valente partira a batalhar por terras distantes, deixando só e triste a rainha e um filho pequeno. Desafortunadamente, o rei  perdeu a vida numa das batalhas e foi chorado por sua esposa. Sendo herdeiro natural do trono, o bebé estava sujeito aos ataques de inimigos dos quais e destacava o seu tio, irmão bastardo do rei morto quevivia num castelo sobre os montes, com uma horda de rebeldes. O pequeno príncipe era amamentado por uma aia, mãe de um bebé também pequeno. Alimentava os dois com igual carinho pois um era seu filho e outro viria a ser seu rei. A escrava mostrava uma lealdade sem limites. 
Ora, como se esperava, o bastardo desceu da serra com a sua horda e começou uma matança sem tréguas. A defesa estavafragilizada pois a rainha não sabia como fomentá-la, limitando-se a temer e a chorar a sua fraqueza de viúva sobre o berço de seu filho. Uma noite a aia pressentiu uma movimentação estranha, verificando a presença de homens no palácio. Rapidamente se apercebeu do que iria passar-se e trocou, sem hesitar, as crianças dos respetivos berços. Nesse instante, um homem enorme entrou na câmara, arrebatou doberço de marfim o pequeno corpo que ali descansava e partiu furiosamente. A rainha, que entretanto invadira a câmara, parecia louca ao verificar as roupas desmanchadas e o berço vazio. A aia mostrou-lhe, então, o berço de verga e o jovem príncipe que ali dormia. 
Entretanto, o capitão dos guardas veio avisar que o bastardo havia sido vencido, mas infelizmente o corpo do príncipe tinha também perecido.A rainha mostrou, então, o bebé e, identificando a sua salvadora, abraçou-a e beijou-a, chamando-lhe irmã do seu coração. Todos a aclamaram, exigindo que fosse recompensada. A rainha levou-a ao tesouro real, para que pudesse escolher a joia que mais lhe agradasse. A ama, olhando o céu, onde decerto estava o seu menino, pegou num punhal e cravou-o no seu coração, dizendo que agora que tinhasalvado o seu príncipe tinha de ir dar de mamar ao seu filho.




ESTRUTURA

Da conclusão, infere-se que se considerarmos a história da aia, estamos perante uma narrativa fechada, pois apresenta um desenlace irreversível.
A articulação das sequências narrativas (momentos de avanço) faz-se por encadeamento. Os momentos de pausa abrem e fecham a narrativa e interrompem, por vezes, a narração comdescrições (espaço, objetos, personagens).


SÍMBOLOS
Ao longo da ação há inúmeras referências ao ouro, material precioso e incorruptível, símbolo de perfeição. Para além do seu valor material, simboliza a salvação, a elevação de uma forma superior de vida, mais espiritual. O príncipe, frágil e inocente, tem cabelos louros e dormia no seu berço com o seu guizo de ouro fechado na mão. Na câmarados tesouros todos os objetos cintilavam e até o céu se tingia de ouro. E era no céu, que se encontrava o escravo, salvo dos perigos e era junto dele que a aia desejou estar.
Por outro lado, a presença da escuridão, da noite ao longo da ação, acentua o caráter trágico da mesma. Os cabelos negros do escravo, em contraste com os cabelos louros do príncipe são referências à morte do primeiro versusa salvação do segundo.
























AS PERSONAGENS
Personagens
Caracterização Física
Caracterização Psicológica

Rei

Moço formoso
Valente; Alegre; Rico; Poderoso; sonhador; ambicioso

Rainha

________________________
Desventurada; chorosa; solitária; triste; angustiada; grata; surpreendida

Tio (irmão bastardo do Rei)

Face escura; homem enormeMau; terrível; cruel; ambicioso; selvagem

Aia

Bela, robusta; olhos brilhantes
Leal; nobre; venerável; sofredora; dedicada; terna; perspicaz, decidida; corajosa.

Príncipe
Cabelos louros e finos; olhos reluzentes

Frágil

Escravo (Filho da Aia)
Cabelo negro e crespo; olhos reluzentes

Simples, seguro e livre

Ao longo do  texto  está  presente   o processo de caracterização...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Aia
  • A aia
  • isso aia
  • questionario AIA
  • resumo da aia
  • Aia a dia
  • ROTEIRO AIA
  • QUESTINARIO DE AIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!