A AGRICULTURA ORGÂNICA E A CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE

6596 palavras 27 páginas
A AGRICULTURA ORGÂNICA E A CERTIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA SUSTENTABILIDADE
INCLUSÃO DO AGRICULTOR FAMILIAR NO MERCADO 1. INTRODUÇÃO

O sistema de cultivo orgânico de alimentos possui princípios que atendem á sustentabilidade por abster-se da utilização de aditivos químicos, beneficiando, desta forma, a saúde do produtor rural e dos consumidores (SACHUK & AUGUSTO, 2008). Visando a padronização e garantia da qualidade deste sistema de produção, instituíram-se conjunto de medidas legislativas que requerem a certificação orgânica, sendo necessário o controle e monitoramento desde o primórdio do processo (cultivo e manejo) até o destino final (comercialização).
Assim, a cerificação é a forma de controle da procedência desses produtos e a diferenciação na forma produtiva em relação á agricultura convencional. Porém, a certificação deve satisfazer todos os quesitos descritos pelas medidas legislativas, tornando-se um processo complexo para os produtores rurais (DULLEY et al., 2003) .
E, mesmo que a certificação seja alcançada, depara-se com outro entrave: o custo gerado pelo processo da certificação (CAMPANHOLA & VALARINI, 2001). Esse custo é variável, sendo dependente do mercado a atingir, da localização, do tamanho da propriedade entre outros. São cobrados basicamente os serviços efetivamente prestados pelo auditor, ou os dias trabalhados e alguns custos associados como deslocamento e diárias (TACCONI NETO et al., 2010). Além da anuidade cobrada pela certificadora, também variável de acordo com a certificadora.
Como alternativa visualiza-se a certificação para grupos de produtores. Estudos nesse sentido evidenciam que os produtores rurais possuem essa percepção e reconhecem que essa estratégia pode beneficiar e facilitar a manutenção certificação orgânica (TACCONI NETO et al., 2010). Assim, possibilita-se diluir os custos incluídos em todo o processo de certificação entre os produtores integrados, além de incentivar o associativismo e cooperativismo

Relacionados