A AGENDA DA GEOPOL TICA MODERNA

5115 palavras 21 páginas
A AGENDA DA GEOPOLÍTICA
MODERNA

PROFESSORA: MSC. LARISSA NAIANA MENDES DE SOUSA

A AGENDA DA GEOPOLÍTICA MODERNA


A globalização capitalista causou provavelmente mais riqueza material e progressos sociais do que jamais ocorreu em fases precedentes da economia mundial. Ao mesmo tempo, visualizamos o crescente aumento das diferenças entre nações desenvolvidas e em desenvolvimento. Na era em que são as relações internacionais com fins econômicos que movimentam a economia mundial, nenhum país deseja estar limitado a seu território.



Os interesses nacionais de cada país estão manifestados por meio de sua política externa e refletem seus objetivos no que diz respeito a desenvolvimento econômico, capacitação tecnológica, maior participação no comércio global, crescimento de índices sociais, busca pelo poder, entre outros.

Comércio internacional e desenvolvimento econômico
Comércio Internacional


O comércio internacional tem sua história registrada cerca de 2000 anos antes de Cristo, com a civilização dos Fenícios. Os períodos marcantes do desenvolvimento do comércio internacional estão ligados aos momentos importantes da história da humanidade, os quais registram profundas transformações nas sociedades, culminando com o que hoje se chama globalização. 

Através do estudo da evolução do comércio internacional pode-se entender muitas das experiências já realizadas no passado e que ainda vigoram atualmente.

Comércio internacional na idade antiga


Na antiguidade (2000 a.C - 476 d.C), o comércio internacional pouco existia. No Egito, de acordo com Maia (2001), o comércio exterior era inexpressivo, e as importações e exportações limitavam-se apenas a artigos de luxo. No entanto o Egito foi o maior comprador de madeiras para a fabricação de móveis e construções de palacetes.

Comércio internacional e desenvolvimento econômico


Já, na civilização mesopotâmica, o comércio era mais intenso, chegando a estabelecer postos comerciais fora do país. Os
Fenícios,

Relacionados

  • 28 Vittorio Leandro Oliveira Lo Bianco Preliminar
    45677 palavras | 183 páginas