a afruca

1218 palavras 5 páginas
CURSO: Técnico Integrado em Mecânica MÓDULO: III
PROFESSOR: Anderson dos Santos
UNIDADE CURRICULAR: História II
ALUNO: Lucas Mazzocatto

Atividade Avaliativa

JOINVILLE, 08/05/2014

1) República, palavra de origem latina, significa "coisa pública", ou "coisa de todos".
Como ela era na prática política romana? E hoje, com é o trato da "coisa pública" na república em que vivemos?
Resposta: Na República Romana os patrícios, os donos de terras, exerciam o domínio da política, através do controle do poder e das instituições políticas, buscavam sempre se beneficiarem, prejudicando os plebeus, que eram a classe que tinha menos benefícios. Viviam numa sociedade escravista e patriarcal, com voto baseado em rendas, o que acarretavam na ausência de democracia, já que os patrícios tinham as maiores rendas. Escravos, plebeus, equestres e patrícios faziam parte da hierarquia romana. Nos dias de hoje, o governo trava os serviços público com muito desrespeito e desprezo, não dando importância as necessidades do povo.

2) No mundo romano, qual o significado da política do "pão e circo"?
Resposta: Todos os dias havia lutas de gladiadores nos estádios, o mais famoso foi o Coliseu e durante os eventos eram distribuídos alimentos como trigo e pão, por isso ficou conhecida a política do pão e circo. Eles faziam isso para ao mesmo tempo em que a população se distraia e se alimentava também esquecia os problemas e não pensava em rebelar-se.

3) A crise do Império Romano foi a crise do sistema escravista. Explique e justifique esta afirmativa.
Resposta: O Império romano pelo fato de depender dos escravos para a sua estabilidade econômica decaiu quando começou a perder escravos, perdeu escravos, porque as guerras tinham acabado. Com a falta de escravos para a produção agrícola, o sistema econômico precisava de algo a mais para aumentar a renda,

Relacionados