A administração Nassoviana do Brasil Holandês e o Renascimento

935 palavras 4 páginas
A administração Nassoviana do Brasil Holandês e o Renascimento

Desenvolvimento

Objetivos:
1. Principais características do renascimento:

Antropocentrismo  é a idéia que surgiu a partir do renascimento cultural, que colocava o homem no centro de Universo, ao contrário do teocentrismo, em que era colocado Deus no centro do Universo. Racionalismo  tentativa de descobrir pela observação e pela experiência as leis que governam o mundo. Defendendo o sistema de realidade racional, ou seja, é conhecido por meio da razão. Individualismo está diretamente associado ao espírito de competição e à concorrência comercial. A capacidade de cada um alcançar o sucesso ou o fracasso. Otimismo  era caracterizado pela crença dos renascentistas no progresso e na capacidade do homem de resolver problemas. Hedonismo é a valorização dos prazeres sensoriais. No Renascimento representa a capacidade do homem produzir o belo. Naturalismo é a admiração pela natureza, a qual se tenta passar para arte.

2. Nova visão do homem e do universo surgida com Humanismo e o Renascimento: O elemento central do Renascimento foi o humanismo, no sentido da valorização do ser humano, criação privilegiada de Deus. É daí que surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a idéia que o homem se encontra no centro do Universo. No Humanismo o homem, como ser dominante, está sempre se aperfeiçoando através do desenvolvimento proporcionado pela sua racionalidade.

3. Relacionar o movimento renascentista ao nascimento da ciência moderna. Foi o Renascimento que abriu caminho para o surgimento da ciência moderna no século XVII. Para conhecer a realidade, surge, durante o Renascimento, um novo método de investigação, o empirismo, baseado na observação e experimentação sistemática, que é uma das bases das ciências naturais modernas. Com isso, os renascentistas percebem que conhecer algo a respeito da natureza não se limita ao exercício da reflexão e sim a partir da

Relacionados

  • Fichamento do texto o recife holandês: história natural da colonização neerlandeza (1624-1654)
    1391 palavras | 6 páginas
  • Desafios para a consolidação da Liberdade Religiosa enquanto instrumento de luta no contexto de garantia das liberdades.
    8874 palavras | 36 páginas
  • Curso de bacharel em teologia
    399187 palavras | 1597 páginas