A administração

Páginas: 9 (2219 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
A Administração teve como o seu surgimento através do crescimento inadequado e do mau aproveitamento dos recursos que era através do empirismo que com isso teve a modificação e se tornando um modo cientifico. O fundador da Administração foi Frederick Winslow Taylor, um engenheiro americano. Com isso venho a Organização Organização Racional que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente formade se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução. Outro lado, Fayol enfatizou a estrutura, dividindo a organização em cinco funções (técnica, comercial, financeira, de segurança, contábil e administrativa), definindo os dezesseis deveres dos gerentes, os quatorze princípios gerais da Administração e os cinco elementos daAdministração (POCCC). É preciso também ressaltar os pontos de convergências entre as duas teorias da Abordagem Clássica, como: a concepção de homo economicus, segundo a qual as vantagens financeiras são os únicos fatores motivadores e o mesmo objetivo (máxima eficiência). Teoria Contingencial há um deslocamento da visão de dentro pra fora da organização, pois há a ênfase no ambiente externo enas demandas ambientais sobre a dinâmica organizacional. Para essa teoria, o que determina as mudanças na organização são as condições ambientais, pois no ambiente estão as explicações das características organizacionais. Dessa forma, tudo depende das características ambientais importantes para a organização. Chiavenato (2003) afirma que a Teoria da Contingência surgiu através de várias pesquisaspara a verificação dos modelos de estruturas organizacionais das empresas mais eficazes para determinados tipos de indústrias. As cinco pesquisas que se destacam são: Chandler, sobre a estratégia e estrutura organizacional; Burns e Stalker, sobre organizações mecanísticas e orgânicas; Emery e Trist, sobre os contextos ambientais; Lawrence e Lorsch, sobre o defrontamento organização versus ambiente;e Woodward, sobre organização e tecnologia.

Administrador do passado versus administrador do Terceiro Milênio


[editar]Concepções clássicas da Administração

Como consequência da Revolução Industrial, segundo Chiavenato (2003), houve um crescimento desordenado e caótico das empresas. Os recursos eram mal aproveitados, portanto havia a necessidade de aumento da eficiência e de substituiçãodo empirismo por métodos científicos.

Esse contexto foi propício para que surgissem quase paralelamente as escolas pioneiras da Administração: a Administração Científica e a Teoria Clássica. O fundador da Administração foi o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor (1856-1915). De acordo com Chiavenato (2003), Taylor identificou três males nas indústrias (vadiagem sistemática,desconhecimento pela gerência do trabalho dos operários e falta de uniformidade dos métodos de trabalho). Para solucionar esse problema, Taylor propôs a Organização Racional do Trabalho (ORT), que se propõe a buscar a mais rápida e eficiente forma de se executar uma tarefa, substituindo assim a observação de companheiros vizinhos, o que levava a diversas formas de execução.

Quase paralelamente àAdministração Científica, surgiu a Teoria Clássica de Henri Fayol (1841-1925). Ao contrário de Taylor, que deu ênfase às tarefas, Fayol, por ter sido um homem de cúpula de grandes empresas, acreditava que a melhor forma para se atingir a eficiência era garantir a correta disposição dos órgãos componentes. Para que as organizações conseguissem dispor a organização da melhor maneira possível e,consequentemente, atingir a eficiência máxima, Fayol estabeleceu as funções básicas do administrador e da empresa, os elementos e princípios da Administração.

Apesar de serem utilizados por alguns como sinônimos, existem pontos de divergências muito marcantes entre a Administração Científica de Frederick Taylor e a Teoria Clássica de Henri Fayol. Segundo Chiavenato (2003), enquanto Taylor deu ênfase à...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração
  • Administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!