A Administração move o mundo

Páginas: 5 (1206 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
A Administração move o mundo
Entenda como a Administração está presente em todos os aspectos da vida, das carreiras, dos negócios e das sociedades de todo o mundo



Caos, desordem e tudo dando errado. Se existisse um único dia em que não usássemos a Administração, esse seria o resultado. Há quem pense que a presença dos conceitos desta área na vida é exagero de quem é administrador e quersupervalorizar a área. Mas uma análise mais aprofundada nos mostra que, mesmo para quem não tem conhecimento e não lida com o assunto, não há como fugir: a Administração simplesmente está lá, em tudo, até nos detalhes do cotidiano.
Se você somar todas as organizações que diretamente e indiretamente participam de um dia de sua vida, pode ter certeza, esse número chegará a centenas. Desde omomento em que acordamos até o simples ato de escovar os dentes, já existe a contribuição de dezenas delas. Ou você acha que apenas a loja de colchões e o supermercado estão envolvidos no processo de produção de uma cama e de uma escova? Empresas destinadas à extração do algodão, da madeira, de petróleo para fabricação do plástico, confecção dos tecidos, transporte, embalagem, marketing, vendas... Secontinuássemos, talvez fosse preciso do restante das páginas desta edição para mostrar quem está inserido nesses ciclos.
E se isso implica em apenas uma rotina diária, imagina se aumentarmos o nosso espectro de observação para as diferentes áreas e épocas que envolvem o planeta? Sim, os fundamentos da Administração marcam presença nos avanços da saúde, tecnologia, educação, política, em nosso dia adia, na nossa carreira, na aquisição de conhecimento. O consagrado Henry Ford, amplamente estudado na Teoria Clássica da Administração, já identificava no início do século XX esse poder de influência do administrador: “Nem um só passo da atividade econômica existe - bom ou mau - que não tenha sido ensinado ao povo pelos homens de negócios. Daí eles terem mais influência na sociedade que ospolíticos, professores ou sacerdotes”, destacou em sua célebre obra Os princípios da prosperidade.
Rosabeth Moss Kanter, professora da Harvard Business School, expressou no brilhante artigo Grandes empresas pensam diferente (Harvard Business Review Brasil, novembro de 2011) exatamente isso. Para a autora, uma grande empresa tem consciência que a atividade empresarial é parte intrínseca da sociedade.Assim como a família, o governo e a religião, o trabalho vem sendo um dos pilares da sociedade desde o despontar da era industrial.
Enfim, antes de prosseguir com a leitura, tenha em mente: tudo o que acontece e as direções para onde a humanidade caminha são resultados de como se administram situações favoráveis ou cenários problemáticos. As decisões de um administrador se estendem pela sociedade eafetam a vida das pessoas de forma positiva ou negativa. Essas consequências residem nas escolhas do indivíduo, da empresa, do governante. Em que pesem os interesses políticos ou de natureza ideológica que estão por trás, um simples acordo comercial entre duas nações e até o apertar do botão para iniciar uma guerra nada mais são do que decisões administrativas.
O começo não é o começo
Osestudos da Administração como ciência só começaram no século XX. No entanto, conceitos administrativos como planejamento, organização e processos são utilizados, praticamente, desde o aparecimento do Homo sapiens sobre a terra. A Administração colocada em prática deu origem às grandes civilizações, dos sumérios aos romanos.
O professor e consultor Stephen Kanitz já alegou, inclusive em um artigopublicado aqui na revista Administradores, que o primeiro grande administrador da história teria sido o egípcio Hemiunu (2570 a.C.), responsável pela construção da Grande Pirâmide de Gizé. “É curioso como nenhum livro de Administração, nenhum livro de história da Administração menciona esse homem. Foi alguém que administrou 20 mil funcionários há 4.600 anos, deixou um produto que dura até hoje, criou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A administração move o mundo
  • A química que move o mundo
  • Petróleo
  • A Alavanca Que Move O Mundo
  • A ENERGIA QUE MOVE O MUNDO
  • Criatividade a eergia que move o mundo
  • alavanca que move o mundo
  • Administração no mundo e sua evolução no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!