A administração entre a tradição e a renovação

Páginas: 6 (1289 palavras) Publicado: 15 de outubro de 2012
ATIVIDADES COMPLEMENTARpor Israel Oliveira, quarta, 23 de março de 2011 às 09:20
By Israel de Oliveira
 
 
 
Resenha sobre a obra de Omar Aktouf
 
 
A ADMINISTRAÇÃO ENTRE A TRADIÇÃO E A RENOVAÇÃO
 
O que é administração tradicional?
 
A sistematização de diferentes práticas que dirigentes de empresas conduzem em seus negócios.
Cercando-se de práticas de toda espécie dejustificativas e apoiando-se em ferramentas,princípios e teorias de diferentes ciências ou preferências cientificas ,conhecida por manegerment science. Falando-se metaforicamente pode-se dizer da administração tradicional:assemelha-se ao exército e a colméia;com sua organização,divisão do trabalho,disciplina.
 
 
 
Sobre a Parte I Um breve panorama:
Meu principal objetivo aqui é tentar demostrar pormeios poucos ortodoxos o que seria mais apropriado aos tempos moderno, um modelo de gestão que levasse em conta as possibilidade de que as tarefas operacionais ,fossem realizadas sem restrições e entraves de características emocionais ,ou seja,"pirraça". Bem como desconhecimento de causa,ou seja,como fazer:saber fazer. Do termo e definição da administração tradicional ou clássica que o autor serefere, não encontrei nada melhor do que a definição por Aristóteles: .. “Pois não deve o sábio receber ordens,porém dá-las. E não é ele que há de obedecer a outro,porém deve obedecer a ele o menos sábio. Tais são,por sua qualidade e seu número, as idéias que temos a cerca da sabedoria e dos sábios.( Aristóteles, Metafísica) Entre outras se encontram:atividades integradas com objetivo de produzir bense serviços rentáveis para organização,gerir,conduzir de forma eficaz recursos:(financeiros,humanos e materiais),Mais o famoso P.O.D.C,é necessário explicitar? Planejamento,Organização,Direção e Controle. No meu modo de pensar,que não é e nem deve ser e nunca será unânime,todo individuo que desempenha uma função operacional deveria saber essa regra,ou seja,deveria fazer parte do treinamento essesprincípios,aplicáveis na organização bem como na vida diária. Introduzir isso na cultura é mais difícil sem começar primeiro pelo Lar,Escola, e continuar na Empresa.
A nossa cultura não é como a americana .Como se percebe em seus empreendimentos:aplicados. Não como os japoneses,que procuram investir no progresso tanto pessoais como coletivos. Embora o autor Omar faça referência como destaque dedesenvolvimento da Coréia e Suécia,a qualidade como desempenho que eu gostaria de citar é o americano. Quando do desembarque no Iraque um amigo meu formado em Farmácia pela UNIBAN comentou sobre o aparato militar:"olha,veja o contraste:os americanos parecem alienígenas com os seus equipamentos." Essa observação me veio a mente pelo fato de ver e posteriormente imitar a disciplina,aobjetividade,e a força em acertar o "alvo" ou seja ,ganhar a guerra,porque eles vão para ganhar. Esse espírito que deveríamos implantar nas organizações. Wilson. Z. O autor menciona que a Coréia do sul obteve grande desenvolvimento em pouco mais de 30 anos,crescimento que se concentrou primordialmente em Seul sua capital. Desenvolvimento industrial que se teve sua concentração nas áreas urbana . Grandedesfavorecida no ambiente geográfico ,a Coréia do Sul se encontrou como possibilidade de crescimento os meios industrial,sua areá geográfica acidentada e de planície que desfavorece a cultura agrícola de grande escala:viu-se como um dos caminho a industrialização das Cidade. Induzida pelo forte apelo patriótico a Coréia do Sul buscou o crescimento econômico como objetivo sair da dominação japonesa eposterior a 2° Guerra Mundial em que seu povo fora dividido pelo paralelo 38° ,dividindo as Coréia em duas,Coreá do Sul e Coreá do Norte. Todo esse crescimento teve como conseqüência aumento da divida externa,ou seja ,desenvolvimento traz inflação que em 1991 era 9,7 percentuais,com crescimento do PIB em 8,4 percentuais no mesmo ano. Entre 1962 e 1991 ,o PNB/hab passou de US$ 67 para US$6260 e o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do 1º capítulo da obra a administração entre a tradição e a renovação
  • Resenha
  • A Administração entre a tradição e a inovação: Conhecimento, criatividade e sustentabilidade.
  • Tradiçao é tradição
  • a renovação
  • tradição
  • RENOVAÇÃO DA ESTRATEGIA
  • a tradição viva

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!