A acusação de capitu

Páginas: 3 (659 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Adultério, palavra que derivou da expressão em latim ad alterum torum que tem o significado literal, na cama de outro (a). É definitivamente a palavra que gira em torno da narrativa de Dom Casmurro(Machado de Assis), uma história narrada pelo personagem principal, Bentinho, onde ele coloca em cheque a fidelidade de sua amada, Capitu, após o nascimento do seu suposto filho, Ezequiel.

Aoterminarmos de ler Dom Casmurro, nos deparamos com duas linhas de pensamentos, as quais podem chamá-las de: “Capituziana” e “Bentiniana”. A “capituziana”, uma linha de pessoas mais reservadas, defende afidelidade e o amor que Capitu tinha por Bentinho, alegando que de forma alguma ela havia traído-o. Agora ao depararmos com a linha “bentiniana” podemos encontrar um pouco mais de alvoroço em torno daspessoas que a defendem, mais entusiasmadas acreditam de forma convincente que Capitu traiu Bentinho, essas pessoas atacam, caluniam, agridem, esperneiam e acusam de todos os lados, que a Capitu alémde ser dissimulada, era uma esposa adúltera.

É dessa última linha que venho a aderir ao meu pensamento e apontar duas evidências claras que nos levam a acreditar que Capitu traiu Bentinho.

Aoanalisarmos o tempo-espaço da narrativa, averiguamos também, que ainda naquela época o adultério era caracterizado como crime, previsto em lei pelo Art. 240 do Código Penal. Vindo a ser revogado nosdias atuais pela Lei n° 11.106, onde o adultério não é mais caracterizado como crime, mas sim como um ato “ilícito civil” (Leis éticas, morais ou humanas), algo que não é visto com bons olhos pelasociedade, tirando assim a sua punibilidade.

Primeiramente temos que esclarecer, de forma convincente, de que Bentinho era infértil.

Dois anos casados e inúmeras tentativas infrutíferas, e Bentinhonunca conseguiu engravidar Capitu. Até aí podemos alegar que não vimos nenhuma traição por parte de Capitu, mas só podemos dizer que foi apenas uma peça pregada pelo destino. Eis então que um dia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acusação à Capitu
  • Acusação ou defesa de Capitu?
  • capitu
  • CAPITU
  • Capitu
  • Capitu
  • Capitu
  • CAPITU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!