A ABORDAGEM DA MATEM TICA FINANCEIRA NOS PCN DO ENSINO B SICO

4720 palavras 19 páginas
Artigo
A ABORDAGEM DA MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS PCN DO ENSINO BÁSICO
RESUMO:
Este artigo é composto por revisão da literatura, que consiste em buscar os conceitos básicos da Matemática Financeira que são essenciais para o desenvolvimento da mesma, por breve análise dos documentos norteadores para o Ensino básico, por tópicos da Educação Financeira. Foram buscadas informações mais detalhadas quanto à forma de apresentação do conteúdo, e se os professores conhecem o conteúdo existente nos documentos norteadores e nos projetos políticos pedagógicos.
. Introdução
A Matemática é uma das ciências mais antigas. Esta, por sua vez, desenvolveu-se diante da necessidade da humanidade de determinada região e obteve sua evolução conforme o conceito foi sendo dissipado, aperfeiçoado. Por ser uma ciência, esta não se encontra pronta ou finalizada, e isso motiva novas pesquisas, teorias, técnicas e formas de aplicabilidade e desenvolvimento dos conceitos.
A Matemática Financeira é visivelmente prática, e disto nenhum aprendiz questiona, porém, evitam por não compreender ou por não terem recebido uma Educação Financeira em casa, ou na escola, capaz de gerir seu sucesso financeiro.
A Educação Financeira se faz necessária para a compreensão dos conceitos e dos cálculos efetuados nas situações práticas para que não haja dúvidas na hora de efetuar uma compra ou uma venda, fazendo com que o preço seja o mais justo possível. Ou ainda, quando se pretende buscar uma nova fonte de renda, seja esta em investimentos, como por exemplo, na Bolsa de Valores.
A Educação Financeira é um ramo da Matemática Financeira que quando abordado em salas de aula motiva os alunos. Estes desenvolvem habilidades matemático-financeiras que serão grandes aliados na vida profissional e familiar.
Especificamente, destacam-se os seguintes objetivos:
• Analisar as estratégias de ensino-aprendizagem aplicadas à matemática financeira nas no ensino médio, assim como as orientações nos documentos norteadores da

Relacionados