A abordagem comportamentalista

Páginas: 4 (809 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
A abordagem comportamentalista:
Ao contrário do inatismo maturacionismo, a abordagem comportamentalista destaca a importância da influência de fatores externos, do ambiente e da experiência sobreo comportamento da criança.
Segundo John B. Watson foi fundador do movimento comportamentalista ( ou behaviorista, do inglês behavior, que significa “comportamento”) na psicologia. Ele definiu apsicologia como ciência do comportamento.
John Broadus Watson: Nasceu em 1878 nos EUA, e viveu até 1958. Formou-se em Filosofia, pela Universidade de Furmam, ao 22 anos, mais teve interesse pelapsicologia animal, área que desenvolveu sua tese de doutoramento.
O fato de incluir a psicologia entre as ciências naturais deve se á crença na existência de uma continuidade entre o animal e o homem. Paraos comportamentalista, embora o comportamento do homem difira do dos animais em razão de um maior refinamento e complexidade, ambos, podem ser explicados pelos mesmos princípios. O comportamentohumano não é privilegiado como objeto de pesquisa: no comportamentalismo, estudam-se tanto o comportamento humano, quanto o comportamento animal.
Mas oque é comportamento?
Na perspectiva de Watson,podemos dizer que o comportamento é sempre uma resposta do organismo (humano ou animal).
Que interessa é psicologia entendida como uma ciência natural e objetiva, é a relação entre estímulos, e respostas.Fatos exteriores que podem ser empiricamente observados. O que ocorre no interior do organismo entre um dado estimulo e uma dada resposta não pode ser observado.
A psicologia segundo suaconcepção, cabe o estudo das respostas do organismo aos estímulos do meio. Os problemas de que se ocupa o comportamentalismo são: prever a resposta, quando se conhece o estimulo, e identificar o estimulo,quando se conhece a resposta. O estudo do comportamento deve possibilitar o conhecimento das relações estimulo-resposta, cabe ao comportamentalista descobrir, quais são os estímulos que provocam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abordagem comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • abordagem comportamentalista
  • Abordagem Comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • Abordagem comportamentalista
  • Abordagem Comportamentalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!