a abordage piagetiana

545 palavras 3 páginas
A Abordagem Piagetiana
“Papai, por favor, corte este pinheiro-ele faz o vento. Depois que você cortar ele, o tempo vai ficar bom e a mamãe me leva para um passeio”.
“Mamãe, quem nasceu primeiro você ou eu?”
(Helen Bee, A criança em desenvolvimento.)
Jean Piaget se interessou pelas peculiaridades do pensamento e da lógica das crianças, preocupando-se de como o ser humano elabora seus conhecimentos sobre a realidade.
Jean Piaget nasceu em 1896, em Neuchatel, na Suíça, e faleceu em 1980, aos 84 anos de idade.
De 1925 a 1930 com o nascimento de seus filhos dedicou-se a observação de bebês, elaborando analises sobre a construção do real e o desenvolvimento da inteligência.
Procurando compreender o homem, Piaget desenvolveu o que chamou de psicologia genética que significa busca das origens e dos processos de formação e do pensamento e conhecimento.
Conhecer é organizar e estruturar e explicar a realidade a partir daquilo que se vivencia nas experiências com os objetos do conhecimento. Pressupõe a organização da experiência num sistema de relações.
Adaptação:
Assimilação: ao agir sobre o meio o individuo incorpora a si elementos que pertencem ao meio, às coisas e os fatos do meio são inseridos em um sistema de relações e adquirem significação para o individuo.
Acomodação: modificação das estruturas do pensamento do individuo. (elaborando conhecimento sobre ele), o seu próprio funcionamento cognitivo vai se estruturando, se organizando.
Organização cognitiva Reflexos: reações automáticas desencadeadas por certo estímulos(sucção e preensão).
Esquemas de ação: diferenciados dos esquemas complexos e flexíveis (pegar, sugar, empurrar). O que é relevante em uma ação, o que permiti reconhecê-la e diferenciá-las de outras ações , independente do objeto a que se aplica. (Ex: mamadeira coordenação entre pegar e sugar).
Esquemas mentais: os esquemas de ação que se ampliam, coordenam-se entre si diferenciam e acabam por se interiorizar (estes dão origens ao

Relacionados