A AÇÃO COMUNICATIVA NA OBRA FÉ E SABER DE JÜRGEN HABERMAS

Páginas: 6 (1286 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014
A AÇÃO COMUNICATIVA NA OBRA FÉ E SABER DE JÜRGEN HABERMAS
Octavio A. C. Ribeiro*




RESUMO
O texto “Fé e Saber” reproduz um discurso pronunciado por Habermas na recepção do Prêmio da Paz concedido pela Associação dos Livreiros da Alemanha, cerca de um mês após os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Os efeitos teóricos acerca dos atentados não demoraram a emergir, pondo empauta questões como: qual o lugar e a legitimidade da fé em uma sociedade pós-secular? Como a fé se encaixa na esfera política? Essas são algumas das questões levantadas por Habermas em seu texto, e como saída, o filósofo, nos direciona para o campo do diálogo, assim, aborda o tema a partir de sua já estabelecida “Teoria da Ação Comunicativa”.
PALAVRAS-CHAVE
Habermas. Ação Comunicativa. Religião.Saber. Sociedade Pós-secular.

ABSTRACT
The text "Faith and Knowledge" reproduces a speech pronounced by Habermas at the reception of the Peace Prize given by The Germany Bookers Association, approximately one month after the 9/11 terrorist attack of 2001. The theoretical effects about the attacks didn't take long to emerge, bringing up questions like: what is the place and legitimate faith ina post-secular society? How does faith fit in this political sphere? These are some of the questions brought up by Habermas in his text, and as a way out, the philosopher, takes us to the field of dialog, therefore, getting on the theme throughout his already established "Communicative Action Theory".
KEYWORDS
Habermas. Communicative Action. Religion. Knowledge. Post-secular Society.

1.INTRODUÇÃO
Os atentados terroristas ocorridos no dia 11 de setembro de 2001 ocasionaram imensuráveis reflexões acerca de sua causa e seu legado. Habermas, dentre diversos teóricos, também se debruçou sobre o tema. Aplicando os fatos ocorridos à sua já conhecida teoria da ação comunicativa, põe lado a lado, para investigação, forças antagônicas: “Fé e Saber”; tais termos tratados em sua obra de mesmotítulo (2001), versando no que diz respeito ao lugar da ciência, ou em termos, do avanço que fora proposto pelo projeto iluminista e, também, sobre a legitimidade e o lugar das religiões em uma sociedade pós-secular. Nessa obra, como pano de fundo, encontramos a proposta habermasiana para retomada do projeto iluminista em seus termos originários, tendo como referência o axioma expressado narevolução francesa: igualdade, liberdade e fraternidade. Pois, segundo ele, houve uma corrupção desse projeto, pois, fora apresentado como alternativa a uma suposta amarra, considerada na época: a religião. Todavia, ao decorrer da história, a sugestão iluminista também, de certa forma, serviu à humanidade como outra espécie de prisão.
O presente trabalho intenta retomar o contexto histórico em queHabermas viveu, versando de forma breve e sucinta sobre algumas de suas influências e sua formação, trazendo à tona algumas de suas publicações que fazem conexão direta com o tema aqui trabalhado. A questão que perpassa o presente artigo é: como podemos evidenciar o conceito habermasiano de Ação Comunicativa em sua obra “Fé e Saber”? No que diz respeito a esta questão, nos é de caráter necessário oresgate do contexto histórico do autor, a saber, desta forma, evidenciaremos algumas de suas pretensões e, vislumbraremos o tema a partir de sua óptica algumas perspectivas de solução e/ou remediação para o projeto iluminista na sociedade ocidental.

2. RESGATE HISTÓRICO: ESCOLA DE FRANKFURT
Surge na década de 20, reunindo em torno de si um círculo de filósofos e cientistas sociais de mentalidademarxista, a Escola de Frankfurt (Frankfurt Schule). Esta Escola tinha sede no Instituto para Pesquisas Sociais da Universidade de Frankfurt. Tal corrente foi a responsável pela disseminação de expressões como “Indústria Cultural” e “Cultura de Massa”.
Ideologicamente, a escola era composta de uma junção do materialismo marxista (histórico) com teorias psicanalíticas, resultando na chamada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teoria da Ação Comunicativa
  • Teoria da ação comunicativa de habermas
  • Teoria da ação comunicativa Jurgem Habermas
  • Síntese da obra “Técnica e Ciência Como Ideologia” de Jürgen Habermas
  • RACIONALIDADE COMUNICATIVA
  • Jurgen habermas
  • Jürgen Habermas
  • Jürgen habermas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!