a 1 lei de mendeo

504 palavras 3 páginas
Em biologia, a 1ª Lei de Mendel e a Dominância Completa sempre caem nos vestibulares e no Enem. Tratam da reprodução sexuada, que permite a mistura de materiais genéticos de dois indivíduos diferentes.

A principal consequência disso é a variabilidade genética, o que faz de você e eu indivíduos únicos. Mas, como ocorre a herança das diferentes características que nos constituem? Revise aqui o mecanismo da Dominância Completa com a professora de biologia Juliana Evelyn Santos, e arrase!

Imagine a cena: acaba de nascer um priminho seu e toda a sua família vai visitar. Então sua mãe e suas tias e tios fazem os tradicionais comentários: “- Ele tem os olhos da mãe!” / “– Ainda bem que é mais parecido com a mãe, por que o pai é feio que dói!” / “- Oh! Ele tem a boca do paiEnquanto isso, você fica olhando para aquele bebezinho com cara de joelho, todo vermelho e enrugado, e imaginando de onde todos estão tirando toda aquela baboseira.

Mas, o que eles falam é verdade! O bebezinho, resultado de uma reprodução sexuada, herdou dos pais suas características, como o formato dos olhos e da boca! Então, você se pergunta: “Por que o sortudo neném, segundo sua mãe, tios e tias, saiu-se mais parecido com a mãe do que com o pai? Cada característica não deveria ser apenas uma mistura de cada genitor?” A resposta é: na maioria das vezes, não!

Dica 1: Antes de continuar a estudar biologia – os tipos de herança genética, revise os conceitos básicos de genética e os princípios da primeira Lei de Mendel. Homozigoto, heterozigoto, alelo, gene… tudo isso você encontra neste post que tem uma super videoaula da Khan Academy e resumo da professora Juliana Evelyn dos Santos: http://blogdoenem.com.br/biologia-introducao-genetica/

Reprodução Sexuada - A espécie humana e muitos outros seres vivos realizam reprodução sexuada. Como você sabe, a reprodução sexuada permite a mistura de material genético entre dois indivíduos, aumentando a variabilidade genética de uma população. Isto faz

Relacionados