A Índia, os signos e a roda

Páginas: 16 (3967 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
INTERCOM 2007 – Santos-SP
ISBN: 978-85-88537-26-2


A Índia, os signos e a roda1

Bruno Pompeu Marques Filho2

Escola de Comunicações e Artes – Universidade de São Paulo

Resumo

Unindo uma base teórica calcada na Semiótica Peirceana a conceitos advindos da Antropologia Visual, o presente estudo tem por intenção revelar a forte presença cultural de um povo em um específico materialpublicitário. Trata-se da análise de um anúncio para televisão do detergente em pó indiano Wheel, que recentemente ganhou concorrentes globais e a isso tem reagido de maneira interessante. A investigação do anúncio segue cuidadosa, buscando evidenciar os traços da cultura indiana presentes no tal filme.

Palavras-chave

Comunicação; publicidade; Índia; semiótica.


Introdução

Balançandoimponente na frente de um batalhão, a bandeira é símbolo de força e combatividade. Rodopiando animada nas mãos da porta-estandarte, a bandeira é símbolo de samba e comunidade. Tremulando esticada pelas mãos de uma torcida, a bandeira é símbolo de garra e competitividade.
Difícil é a tarefa de se imaginar um grupo qualquer de pessoas que não possua (ou deseje possuir) uma bandeira. Isso porque ohomem sempre teve nas bandeiras, nas flâmulas e nos estandartes uma referência de identidade, um símbolo de si próprio. Os clubes têm bandeiras. As escolas de samba têm bandeiras. Universidades têm bandeiras. Cidades, estados e países têm bandeiras. E, por mais que as instituições donas de bandeiras tenham brasões, cores e símbolos próprios, esses elementos geralmente compõem a tal bandeira e,juntos, formam um símbolo maior e insuperável.
Imaginemos o Clube de Regatas Flamengo. Suas cores - o vermelho e o preto - sozinhas têm seu significado. Seus símbolos - âncoras e remos - também significam algo. E cada um desses elementos faz referência direta ao Flamengo. Entretanto, juntos, na bandeira oficial do clube, eles são a representação maior da grande torcida, do grande clube desportivo, daimensa nação rubro-negra.
Tome-se como exemplo outro a Estação Primeira de Mangueira. O verde é de esperança; o rosa é de amor. O verde e o rosa, juntos, dificilmente significariam algo além da Mangueira. O grande surdo também é signo da famosa escola de samba e isso não se tem como negar. Todavia, junte um surdo dourado com faixas verdes e rosas em uma bandeira e verá a representação máxima damais popular escola de samba.
E se pensarmos no Brasil? Que criança não aprendeu no colégio que o verde representa nossas matas; que o amarelo simboliza nosso ouro; que o azul faz referência aos céus e aos mares; que o branco simboliza a paz? Além das cores, temos as estrelas, cada uma representando um estado. Agora tome um retângulo verde. Sobre ele, ponha um losango amarelo. Por cima, ponhaagora um círculo azul cravejado de estrelas brancas. É a bandeira nacional, símbolo máximo do país em que vivemos. E não há cruzeiro do sul que, sozinho, seja mais simbólico que nossa bandeira. Assim como não há galo que, por si só, seja maior em expressividade que as bandeiras da França e de Portugal.
O que o trabalho presente procura revelar é o potencial comunicativo de um determinado filmepublicitário (a saber, de detergentes em pó) e, por meio de uma análise semiótica, demonstrar a patente presença da cultura local nesse filme.
Pesquisas de mercado tratando de descobrir os efeitos da publicidade em determinada audiência não são novidades. Montam-se grupos, criam-se apetrechos tecnológicos, fazem-se testes. Mas é de se questionar se, realmente, essas pesquisas revelam tudo o que umfilme publicitário é capaz de comunicar. Eis, então, a importância de se tomar a Semiótica Peirceana como fundamento teórico central deste estudo. Porque não se quer, aqui, saber o que donas-de-casa poderiam ter sentido ao assistir a esse anúncio. Quer-se, sim, demonstrar a capacidade comunicativa do dito material.
Entretanto, em se tratando de filmes publicitários, um outro pilar teórico se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O signo
  • signos
  • Signo
  • Signo
  • signos
  • Signo
  • Signos
  • signos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!