A ÉTICA PROTESTANTE E O “ESPÍRITO” DO CAPITALISMO – MAX WEBER

Páginas: 7 (1578 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1 – O que significa o valor calórico dos alimentos, expresso em quilocalorias (KCAL) nas embalagens?
O valor calórico dos alimentos, expresso em quilocalorias nas embalagens, refere-se à parcela de energia presente nas ligações químicas das moléculas que o organismo pode utilizar para realizar trabalho.

2 – Explique que são reações de síntese e reações de degradação. Dê exemplos.
Reações desíntese são aquelas em que moléculas mais simples unem-se para formar moléculas de maior complexidade. Nas reações de degradação, moléculas complexas são quebradas, transformando-se em outras mais simples. Por exemplo, a união de aminoácidos para formar proteínas é uma reação de síntese; a quebra do glicogênio em moléculas de glicose é uma reação de degradação de moléculas constituem ocatabolismo.
3 – Conceitue anabolismo e  catabolismo.
O conjunto de reações de síntese, por meio das quais um ser vivo constrói as complexas moléculas orgânicas que formam seu corpo, constitui o anabolismo. As reações de degradação de moléculas constituem o catabolismo.
4 – Qual a importância do catabolismo para os seres vivos?
É por meio de reações catabólicas que os seres vivos obtêm a matéria-prima ea energia necessárias à vida.
5- O que é entropia e qual é sua relação com a necessidade que os seres vivos têm de um suplemento contínuo de energia?
Entropia é a tendência natural que a energia tem de se dissipar e que as estruturas organizadas têm de se tornarem desorganizadas. As células necessitam de um suprimento constante de energia para se contrapor ao aumento de entropia, realizando otrabalho necessário para manter sua organização e funcionamento.
6 – Conceitue reação exergônica e reação endergônica.
Reação exergônica é aquela que libera energia para o ambiente.
Reação  endergônica é aquela que absorve energia do ambiente.
7 – Explique o que é uma reação de oxirredução.
As reações de oxirredução são aquelas em que há transparência de elétrons entre as substanciasparticipantes. A substância que doa elétrons é oxidada e a que recebe, é reduzida. A oxirredução de compostos moleculares não envolve transferência completa de elétrons de um átomo para outro, mas alterações nas distancia entre os elétrons e os núcleos dos átomos que participam da ligação covalente.
8 – Por que a combustão do metano ou de outra molécula orgânica é uma reação de  oxirredução ?
Na reaçãode combustão do metano, este é oxidado por que, nos produtos que se formam (CO2 e H2O), os elétrons estão mais afastados dos núcleos,  dos átomos  de C(no CO2) e dos de H (no h2O)do que estavam as ligações  do CH4 ( O é mais eletronegativo que o C e o H). Ou seja, os átomos de H constituintes do metano, embora não tenham realmente perdido elétrons, ficaram mais afastados do núcleo  do C. por suavez, o gás oxigênio (O2)é reduzido porque, nos produtos de sua reação com metano (CO2 .e H2O), os elétrons compartilhados nas ligações químicas que se formaram estão mais próximo dos núcleos doa átomos de  O do que estavam nas moléculas de O2. Ou seja, os átomos constituintes das moléculas de O2 não adquiriram elétrons, mas tem elétrons de outra substancias mais perto de si.
9 – O que é energia deativação?
Energia de ativação é  a quantidade mínima de energia inicial que as moléculas reagentes devem possuir para que uma reação química aconteça.
10 – Por que podemos dizer que a energia potencial química das moléculas orgânicas de nossas células vem originalmente da luz solar?
A luz solar é a fonte primaria de energia para a absoluta maioria dos seres vivos da terra. Por meio de umprocesso químico denominado fotossíntese, as plantas as algas e algumas bactérias captam energia da luz solar e a transformam em energia química, todos os seres vivos dependem dos seres autotróficos para obter a energia necessária de suas atividades vitais. 
11 – Explique resumidamente a composição do ATP e por que essa substancia é considerada “moeda energética” para maior parte do processo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ética protestante e o espirito do capitalismo
  • A ética protestante e o espírito do capitalismo
  • A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
  • A ética protestante e o espírito do capitalismo (max weber)
  • A ética protestante e o resenha espírito do capitalismo” de max weber
  • Introdução a max weber e a “ética protestante e o espírito do capitalismo
  • Resenha “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” Max Weber
  • Resumo: "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!