A ética protestante e o espírito do capitalismo de maximilian carl emil weber resenha critica

Páginas: 3 (596 palavras) Publicado: 25 de junho de 2012
Maximilian Carl Emil Weber, este é o nome de um dos maiores pensadores da Sociologia da humanidade. O autor conhecido por escrever a "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo", entre outrostítulos que foram bases para a administração, economia e ciências políticas.Max Weber nasceu na Alemanhã no século XIX, era filho de um casal protestante, o seu pai era um funcionario público ligado aoPartido Político Liberal da Alemanhã, e a sua mãe era uma calvinista, com forte moral absol [...]
Um dos trabalhos mais conhecidos e importantes de Weber é "A Ética Protestante e o Espíritodo Capitalismo", no qual ele relaciona o papel do protestantismo na formação do comportamento típico do capitalismo ocidental moderno.
Weber parte de dados estatísticos que lhe mostraram aproeminência de adeptos da reforma Protestante entre os grandes homens de negócios, empresários bem-sucedidos e mão-de-obra qualificada. A partir daí, procura estabelecer conexões entre a doutrina e a pregaçãoprotestante, seus efeitos no comportamento dos indivíduos e sobre o desenvolvimento capitalista.
Weber descobre que os valores do protestantismo - como a disciplina ascética, a poupança, aausteridade, a vocação, o dever e a propensão ao trabalho - atuavam de maneira decisiva sobre os indivíduos. No seio das famílias protestantes, os filhos eram criados para o ensino especializado e para otrabalho fabril, optando sempre por atividades mais adequadas à obtenção do lucro, preferindo o cálculo e os estudos técnicos ao estudo humanístico. Weber mostra a formação de uma nova mentalidade, um ethos- conjunto dos costumes e hábitos fundamentais - propicio ao capitalismo, em flagrante oposição ao "alheamento" e à atitude contemplativa do catolicismo, voltado para a oração, sacrifício e renúnciada vida prática.
Um dos aspectos importantes desse trabalho, no seu sentido teórico, está em expor as relações entre religião e sociedade e desvendar particularidades do capitalismo. Além disso,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ética protestante e o resenha espírito do capitalismo” de max weber
  • Resenha
  • Resenha “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” Max Weber
  • Resenha crítica de a ética protestante e o espírito do capitalismo
  • Maximilian Carl Emil Weber
  • Maximilian carl emil weber
  • RESENHA: A ÉTICA PROTESTANTE E O ESPÍRITO DO CAPITALISMO
  • Resenha

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!