A ÉTICA DE ONTEM E A ÉTICA DE HOJE

Páginas: 8 (1996 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
A ÉTICA DE ONTEM E A ÉTICA DE HOJE

O problema recorrente da consciência moral, "O que devo fazer?", nos leva a buscar entender onde e como surgiu os pensamentos e teórias que se ocupam dessas questões referentes aos valores morais e princípios ideais do comportamento humano perante a sociedade, justamente porque cada indivíduo que deseja agir corretamente.
A ética vem assumindo primeiroplano quando se fala nas relações dos mais diversos tipos, sejam interpessoais ou de negócios. Atualmente vivemos a discutir os dilemas éticos entre a nossa conduta e a qualidade de vida das gerações futuras, o impacto do nosso agir no ambiente de trabalho sobre os pares e como agir de forma ética nos “negócios da vida”. O fato é que a preocupação com a ética encontra-se firmemente inscrita na agendade debates contemporânea.
Desde a antiguidade a ética percorreu um longo caminho para estabelecer aquilo que é justo ou injusto, bom ou ruim. Os gregos foram os primeiros a refletir sobre as relações entre as pessoas dentro do contexto da sociedade. Embora segundo Ramos (2012) seus preceitos fossem praticados entre outros povos desde os primórdios da humanidade, mesclados ao contexto mítico ereligioso, tentando pautar regras de comportamento para permitir o convívio entre indivíduos.
Na antiguidade o desenvolvimento de estudos sobre o comportamento e relações humanas foi feito principalmente por Platão e Aristóteles, para ambos a ética esta muito ligada às suas filosofias políticas. Havia uma união permanente entre a conduta do indivíduo, os valores da sociedade e a política.
Platãopropôs a construção de um Estado Ideal, onde a virtude pudesse ser cultivada, garantindo a liberdade efetivada no exercício da justiça baseada na sua visão dualista do mundo sensível e do mundo idéias.
A razão é vista por Platão como a faculdade superior, é ela que conduz o ser humano à libertação para contemplação para atingir o bem supremo e para isso era necessário praticar virtudes que elerelacionava a cada parte da alma. Platão valoriza virtudes como a sabedoria, a coragem, a vontade, a temperança e a justiça que desempenham a sua função no comportamento ético em relação ao bem comum e a coletividade. Essas virtudes estavam associadas a classes/grupos da sociedade, as mais importantes estavam com os governantes e guerreiros em detrimento dos encarregados dos trabalhos materiais.Platão tratou a ética como componente indissociável da vida política, da harmonia entre os habitantes da Pólis (Ramos,2012), mas como isso seria possível em pensamentos e teorias que deixam evidente, assim como nos dias de hoje, a desvalorização do trabalho braçal? Sem falar dos escravos que não eram nem citados na ética antiga, visto conforme Sassatelli (2009) como desprovidos de virtudes morais ede direitos cívicos, excluídos de ideais, onde não havia um lugar para eles no Estado de Platão. Assim como também, neste mundo perfeito as mulheres eram consideradas serem inferiores, reféns dos sentimentos.
A ética de Aristóteles como a de Platão também tem raízes na concepção metafísica , mas para ele a ideia não existe separada dos indivíduos concretos (Sassatelli 2009). Isto acontece quandoAristóteles separa a reflexão moral da especulação teorética, intimamente ligadas em Platão ( Campos et AL, 2002).
Aristóteles via as virtudes como algo que se conquista pelo exercício, e mediante o desenvolvimento delas podemos alcançar a felicidade, mas segundo ele ainda era preciso algumas condições que contribuiriam para atingir este objetivo. Condições estas seriam: a maturidade, bensmatérias, liberdade pessoal, saúde, entre outras. É o que temos basicamente até os dias atuais como condições básicas para felicidade do homem.
Com suas concepções de ética também ligada a política, para Aristóteles a felicidade plena só seria atingida na sociedade, pois o ser humano é um ser social e não pode “viver” uma vida moral isolado, mas sim apenas em sociedade.
Apesar de a ética antiga ter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é a ética, ética ontem e hoje
  • A Ética de Platão nos dias de hoje
  • A etica e a produçao do conhecimento hoje
  • Ética Cristã Hoje
  • TENDÊNCIAS DA ÉTICA PROFISSIONAL HOJE
  • Como fundar a etica hoje(l.boff)
  • ética nos dias de hoje
  • Ética na atiguidade ate hoje

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!