A Ética de Espinosa

Páginas: 2 (379 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A ética de Espinosa
.Quem foi Espinosa.
Baruch de Espinosa foi um dos grandes racionalistas do século XVII dentro da chamada Filosofia Moderna, juntamente com René Descartes. Nasceu em Amsterdã,Na Holanda, numa família judaica portuguesa em 24 de novembro de 1632 e morreu em 1677 e é considerado o fundador do criticismo bíblico moderno (estudo e a investigação das escrituras bíblicas queprocura discernir e discriminar julgamentos sobre essas escrituras).
 .Ética de Espinosa.
A Ética é uma obra póstuma, ou seja, foi publicada depois da morte de Espinosa, é escrita em Latim e édemonstrada segundo a ordem geométrica e dividida em cinco partes:
 I - Primeira parte - Deus
 II - Segunda parte - A Natureza e a Origem da Mente
 III - Terceira parte - A Origem e a Natureza dos Afetos IV - Quarta parte - A Servidão Humana ou A Força dos Afetos
 V - Quinta parte - A Potência do intelecto ou a Liberdade Humana
Espinosa não faz a separação entre corpo e alma, como na filosofiadualista de Descartes, ele entende que o mundo mental e o físico coexistem numa mesma substância. Por isso sua filosofia ficou conhecida como panteísta ou monista. A única substância infinita é Deus e,apesar de denominar assim a substância, Espinosa não está falando do Deus judaico-cristão, pois não tem vontade ou finalidade, não é um ser que comanda todas as coisas lá do alto e que merece umculto ou uma prece.
Espinosa rejeita e refuta as explicações do mundo com base no finalismo ou no idealismo, em todas as suas versões medievais, modernas e contemporâneas. As causas finais não passam deficções, projeções antropomórficas sobre a realidade. Sequer as ações humanas explicam-se por causas finais, mas tão-somente pelas causas eficientes que articulam as coisas singulares. Não há planodivino, decretos de providência, sistema moral, ordem supra real, nenhum modelo de dever-se que possa ser aplicado sobre o plano do ser — que é o plano de imanência absoluta. Mais do que um engodo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética em Espinosa
  • etica em espinosa
  • Resumo da segunda parte da Ética de Baruch Espinosa
  • Espinosa
  • FLUTUAÇÕES DA ALMA: PROPOSIÇÃO XVII DA PARTE 3 DA ETICA DE ESPINOSA
  • espinosa
  • ESPINOSA
  • Espinosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!