A época de galileu

Páginas: 12 (2794 palavras) Publicado: 16 de março de 2013
A época de Galileu
Na época em que Galileu Galilei realizou suas mais importantes descobertas a Itália era um país dividido. A maior parte dos estados estava sob a poderosa influência da igreja e o Santo Ofício, através da Inquisição, sentenciava com pesadas condenações atitudes e palavras que pudessem ser consideradas heréticas.

Por outro lado, era também o país do Renascimento. As grandesmodificações que ocorreram nas Artes e nas Ciências com a revalorização da cultura clássica grega transformaram profundamente a visão que os homens tinham do mundo. Leonardo Da Vinci, através da perspectiva, criara obras primas de precisão e equilíbrio. Antigos manuscritos haviam sido traduzidos para o latim e publicados na forma de livros. Entre eles, as obras de Euclides e Arquimedes. QuandoGalilei nasceu, em 1564, na cidade de Pisa, o espírito renascentista ainda estava presente.

A grande pergunta que normalmente se faz sobre o século XVII é: por que este século é colocado como o início formal da ciência moderna? Se a ciência moderna significou uma ruptura com uma forma de pensamento anterior, por que não colocar o início dessa ciência, por exemplo, no humanismo, no início doRenascimento?

Primeiramente, porque os próprios humanistas não se sentiam como desestruturadores de uma ordem, mas sim ao contrário como restabelecedores do pensamento greco-romano que os "medievais" teriam corrompido. Em segundo lugar, para aquele historiador que pensa em termos de uma sucessão de eventos puramente internos à ciência, é patente que esse século signifique uma fase radical demudanças e o início, propriamente dito, da ciência enquanto instituição.

Tomando o sistema copernicano como referência - que por questões de prudência o próprio editor de Copérnico considerou como uma hipótese na época de sua formulação, ainda no século XVI - veremos que de fato este começa a ganhar corpo durante o século XVII. Ainda que os problemas com a navegação, que suscitaram a busca de novossistemas de referência, viessem desde o século XV. E mesmo que Copérnico, ainda sob o manto humanista, buscasse resgatar o cosmo do que ele considerava a "artificialidade" ptolomaica, trazendo-o de volta à perfeição das esferas, a "verdadeira" inspiração do "divino arquiteto" para criar o universo, serão somente as contingências do século XVII a emprestar realidade ao novo sistema de cosmo.Quer nos parecer que não por acaso esse século tenha abrigado o rigor e a precisão das medidas astronômicas de Tycho Brahe e seu grupo, ainda que o modelo de cosmo adotado por estes, mantendo o geocentrismo apesar de considerar os demais planetas girando em torno do Sol, denote um forte compromisso com o pensamento antigo.

Também não é uma coincidência encontrarmos nessa época alguém como J.Kepler, um obstinado neo-platônico, que apesar de seu fascínio pela idéia harmônica das esferas celestes - suavemente a envolver em órbitas circulares as medidas divinas dos sólidos perfeitos - acaba se desdobrando à evidência dos dados astronômicos colhidos pelos Tychonianos. E com isto enunciando as órbitas elípticas e a primeira formulação de leis, no sentido moderno, ainda que não com a clareza"científica" que mais tarde seria exigida.

Assim, apesar das convicções religiosas e pessoais, os pensadores desse século começam a enxergar de forma diferente a natureza. Mesmo que muitos deles ainda estejam imbuídos do modelo de cosmo anterior ou pressintam neste relações mágicas, entregam-se a pensar que os dados, que a expêriencia e que os fatos naturais deveriam ser tratados de maneiradistinta da antiga concepção teleológica e divina do universo.

Será o estabelecimento, que assume um crescente no século XVII, dessa nova mentalidade que permitirá Galileu, apesar de seus problemas posteriores com Roma, assumir a igualdade entre matéria terrestre, com todas as suas imperfeições, e a sagrada e divina matéria celeste. A formulação de uma igualdade da matéria para todo o cosmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • galileu
  • Galileu
  • Galileu
  • Galileu
  • Época
  • epoca
  • galileu
  • Galileu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!