Zygmunt bauman e istávan mészaros

5130 palavras 21 páginas
Introdução

O trabalho fala sobre dois grandes filósofos: Zygmunt Bauman e Istávan Mészaros. Ressaltando a obra ’’ A arte da vida’’de Bauman e a obra ‘’Para além do Capital’’ de Istávan Mészaros.

Baumam trata algumas questões como globalização, amor, sociedade de consumo, comunidade, individualidade e holocausto, sempre destacando a dimensão ética e humanitária que deve orientar tudo o que diz respeito à condição humana.. Preocupado com o destino dos oprimidos, Bauman é uma das vozes que constantemente questiona a ação dos governos neoliberais que promovem e estimulam as chamadas forças do mercado, ao mesmo tempo em que renunciam da responsabilidade de promover a justiça social.

István Mészáros é um marxista obstinado. ‘’Para além do capital’’ representa uma das mais agudas reflexões críticas sobre o capital em suas formas, engrenagens e mecanismos de funcionamento sociometabólico, condensando mais de duas décadas de intenso trabalho intelectual. Mészáros cria uma grande crítica do capital e realiza uma das mais instigantes, provocativas e densas reflexões sobre a sociabilidade contemporânea e a lógica que a orienta.

Zygmunt Bauman

1.1A Vida de Zygmunt Bauman

Nascido na Polônia 1925, Zyhmunt Bauman fugiu com sua família para a Rússia em 1939 e conseguiu escapar dos horrores do holocausto que aguardavam os judeus poloneses na Segunda Guerra Mundial. Voltou para a Polônia após a guerra e estudou na Universidade de Varsóvia. Autor de renome internacional, 16 de seus 25 livros foram publicados após sua aposentadoria em 1990.
Sociólogo polonês, iniciou sua carreira na Universidade de Varsóvia, onde teve artigos e livros censurados e em 1968 foi afastado da universidade. Logo em seguida emigrou da Polônia, reconstruindo sua carreira no Canadá, Estados Unidos e Austrália, até chegar à Grã-Bretanha, onde em 1971 se tornou professor titular da Universidade de Leeds, cargo que ocupou por vinte anos. Responsável por uma

Relacionados