Zxsd

693 palavras 3 páginas
Identificar os principais tipos de métodos usados em JAVA; Compreender as vantagens de uso dos métodos; Introduzir o conceito de modularidade a partir da criação de métodos; Fornecer subsídios para que o leitor possa criar seus próprios métodos; Descrever os mecanismos necessários para a troca de dados entre os métodos.

 

Até o presente momento utilizamos apenas o método main na construção de nossas classes; Afinal, o que são métodos?
◦ São trechos de programa que recebem um determinado nome e podem ser chamados várias vezes durante a execução de um programa, ou seja, é uma sub-rotina que pode ser invocada toda vez que sua funcionalidade for necessária em um trecho da classe ou ainda a partir de uma outra classe.

Exemplo 1

◦ Imagine um programa que seja necessário verificar se uma determinada data é válida. Um programador pouco experiente repetirá o trecho do programa em várias classes, o que trará problemas no futuro, em si tratando em manutenção.









Para alterar o dígito do ano de AAAA para AA será necessário alterar todas as classes que utilizam esta validação; Caso 15 classes diferentes utilizem esta validação, será necessário alterar e compilar as 15 classes novamente; Por outro lado, se esta rotina de validação estivesse armazenada na forma de um método em uma classe, todas as outras classes poderiam usar (importar) esse método; Melhor ainda, alterando o método todas as classes que o utilizam seriam atualizadas automaticamente.



Para criar um método é necessário conhecer a sintaxe: qualificador tipo-do-retorno nome-do-método([lista-de-argumentos] )





Qualificador: Conhecido também pelo nome de modificador, define a visibilidade do método. A sun o define como “nível de acesso” (accessLevel) do método. Trata-se de uma forma de especificar se o método é visível apenas à própria classe em que está declarado, ou pode ser visualizado (e utilizado) por classes externas. O qualificador do método pode ser do

Relacionados

  • Divisão Celular
    67710 palavras | 271 páginas