zxczxc

10956 palavras 44 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE HUMANIDADES
UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO

NOVAS CORRENTES NA EDUCAÇÃO DO SURDO: DOS
ENFOQUES CLÍNICOS AOS CULTURAIS*1
LUIS ERNESTO BEHARES
Universidade De La Republica
Instituto de Lingüística de la Facultad de
Humanidades y Ciências de la Educación

1. O conceito de surdez
O conceito de surdez é uma entidade cultural. Tanto que tem sua história, ou seja, evolui e se modifica como qualquer outro objeto cultural. Uma olhada na evolução deste conceito nos mostra que tem atravessado por etapas, existindo momentos em que sua definição tem sido crítica e tem ocasionado debates acirrados entre aqueles que estão implicados em seu marco de referência. Nos últimos tempos, temos ingressado em um desses momentos da redefinição do conceito, por razões sociais e de clima de opinião que não cabe desenvolver aqui de forma extensa. Por este motivo, convém que dediquemos algum espaço para estabelecer as coordenadas do que entenderemos por surdez.
Uma definição de surdez, que empregamos em outro trabalho (Behares,
1991a), nos parece bastante adequada:
Uma pessoa surda é aquela que, por ter um déficit de audição, apresenta uma diferença com respeito ao padrão esperado e, portanto, deve construir uma identidade em termos dessa diferença para integrar-se na sociedade e na cultura em que nasceu.

Convém esclarecer que esta definição requer certas especificações, que podemos agrupar nos seguintes pontos:
1. Falamos de pessoa surda e não da surdez como algo independente dos indivíduos que a experimentam. Em geral, a tradição clínica, para conceituar a surdez, tem partido do déficit auditivo como dado médico específico e tem estabelecido uma terminologia classificatória, derivada do procedimento audiométrico. Fala-se, assim, de surdez leve, moderada, severa, profunda e hipoacusia, como realidades diferentes em termos audiométricos, sem tomar em conta o que estabelece a conexão com a personalidade em

Relacionados

  • zxczxc
    422 palavras | 2 páginas
  • Saibaman
    253 palavras | 2 páginas