Zooterapia

Páginas: 6 (1348 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014


FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL – FAC4
CURSO DE PEDAGOGIA - LICENCIATURA
DISCIPLINAS NORTEADORAS
Psicologia da Educação e Fundamentos Filosóficos da Educação


DESAFIO PROFISSIONAL






CAMPINAS
Setembro de 2014

Introdução
A experiência é uma das principais ferramentas utilizadas pelo intelecto humano para interiorizar e aprenderconceitos, atitudes e habilidades. No universo de interação sócio-ambiental das crianças os animais ocupam posição de grande interesse. O uso de animais na pratica pedagógica tem sido estudado por pesquisadores das mais diversas áreas, porem, a inter-relação entre a pesquisa mais pragmática e sua sustentação didáticopedagogica ainda é incipiente. Por isso, esta pesquisa articula os saberes embasados noestudo de Dennis C. Turner, com a utilização de animais no processo de aprendizagem e nas atividades assistidas por animais (AAA). O estudo mostra que o uso de animais pode ser considerado um rico auxilio no trabalho pedagógico tanto com crianças normais como com as crianças especiais, contudo não se pode perder o foco da intervenção pedagógica ou daquilo que se quer e precisar alcançar.Projeto Terapia Assistida por Animais


Nome da escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental Nancy Barros.
Ano ou série: 4ª série
Número de alunos: 30
Meninos: 16
Meninas: 14
Descrição do perfil da turma: São bastante agitados com dificuldades diversas, desde aprendizagem, indisciplina e interação social.


Nesta salaobservei em especial os alunos João Ramos 09 anos, indisciplinado, agressivo e com déficit de atenção e problemas com asseio pessoal.
Teresa de Jesus, 09 anos, com dificuldade de interação social, hiperativa, aparentemente não tem uma alimentação saudável.
Raimundo Campos, 09 anos, família agressiva (alcoolismo) por medo não há socialização, aspecto retraído e baixo estima. Não participa dasatividades propostas e tem muita dificuldade na aprendizagem.
Para solucionar tais problemas, busquei ajuda na zooterapia ou terapia assistida por animais (TAA).


.




Segundo Dennis C. Turner, biólogo e professor especialista em terapia assistida por animais;
- Animais é a cura para o século XXI-... O gato pode reduzir sentimentos de depressão, solidão e ansiedade, sentimentos que todos nostemos mais cedo ou mais tarde sem se estar clinicamente doente. Animais de companhia também se mostraram bastantes prestativos para crianças tanto em casa quanto na escola, eles aumentam a autoestima da criança e aumenta sua vontade de aprender. (Entrevista dada ao site: petsuper.com. br /interação.htm em 2010)
Com base na teoria de Dennis C. Turner, iniciarei o projeto zooterapia para essaclasse.
O animal doméstico em condições de bem-estar expressa seu comportamento natural, carinhoso e manso contribui para um clima de grupo amistoso. Trabalharei com o propósito de disciplinar e interagir os alunos em sala de aula para torná-los menos agressivos, mais concentrados e com maior interação entre os colegas; e no intuito de aproximar os pais da escola com trocas de informações sobre oprojeto.











De inicio o projeto será aplicado durante seis meses, com relatórios semanais sobre a evolução que cada aluno teve com o mesmo, a escolha do animal foi a partir do estudo que Dennis C. Turner realizou sobre o gato, pois já que o mesmo promove tantos benefícios acredito que terei um bom desenvolvimento em sala de aula. Comuniquei a classe que cada aluno ficaráresponsável por um dia da semana, inclusive aos finais de semana, onde levaram para casa.
Iniciarei o projeto com os seguintes alunos: João Ramos, Teresa de Jesus e Raimundo Campos, que aparentemente mais se encaixam na proposta da Zooterapia devido seus gritantes comportamentos irregulares em sala, percorrendo toda turma e voltando respectivamente para os mesmo.















Avaliando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zooterapia
  • Zooterapia
  • Zooterapia
  • Zooterapia
  • ZOOTERAPIA
  • Zooterapia
  • Zooterapia
  • zooterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!