Zootecnista

Páginas: 24 (5943 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
INSTITUTO DA SAÚDE E PRODUÇÃO ANIMAL

Bruno Henrique Del Castillo Pimentel
Jamilly Lorena Ferreira
Leonam Nascimento Silva
Leonardo Cesar Portal Pinto
Sidney Alves da Silva




Ética e Deontologia












Belém
2013

SUMÁRIO



























INTRODUÇÃO

A RESPONSABILIDADE TÉCNICA E OCÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL

A palavra responsável tem origem na língua latina, sendo res =coisa, empreendimento ou negócio e sponsalia = contrato de casamento. Portanto, em qualquer atividade humana, é imprescindível se "casar com o negócio ou coisa", ou seja, assumir suas funções ou trabalho em quaisquer circunstâncias com dedicação, interesse, ética e responsabilidade. Conceitua-se, poranalogia, que o diretor deve dirigir; o chefe, chefiar; o coordenador, coordenar; o professor, ensinar; e o RT, orientar suas ações visando à qualidade dos produtos fabricados ou serviços prestados, em conformidade com as normas e regras estabelecidas na legislação específica e no Código de Deontologia e Ética Profissional. Por consequência, os profissionais inscritos no CRMV-GO devem prestar seusserviços profissionais de acordo com os preceitos legais e éticos, tanto para as empresas como para a sociedade. Devem exercer a profissão com a clara compreensão de suas responsabilidades, defendendo os interesses que lhes são confiados, contribuindo, concomitantemente, para o prestígio de sua classe profissional. O Responsável Técnico deve ter a consciência de que é legítimo representante do seuConselho Regional na proteção do consumidor ou cliente, quer atuando na indústria ou no comércio de produtos de origem ou uso animal, quer nas entidades profissionais como hospitais, clínicas e demais atividades inerentes à Medicina Veterinária ou Zootecnia. A responsabilidade técnica deve ser entendida como o processo que materializa conceitos, sendo o RT a figura central que responde ética, legal etecnicamente pelos atos profissionais, devendo ter COMPETÊNCIA para orientar e coordenar processos e cadeias de produção, ocupando posições de interação entre as instituições públicas, de fiscalização (MAPA, AGRODEFESA), entidades de proteção ao consumidor (PROCON, Ministério Público) e o Conselho Regional de Medicina Veterinária.













RESPONSABILIDADE TÉCNICA
ATENCÃORESPONSÁVEL TÉCNICO
MÉDICO VETERINÁRIO E ZOOTECNISTA

ATENTE PARA ESSAS ORIENTAÇÕES

1) O MÉDICO VETERINÁRIO E O ZOOTECNISTA estão sujeitos a infrações éticas e a
responsabilidade civil e criminal, no desempenho da atividade de Responsável Técnico.

2) O MÉDICO VETERINÁRIO E O ZOOTECNISTA devem cumprir com suas obrigações perante o estabelecimento em que prestarem os serviços de ResponsabilidadeTécnica, não permitindo ingerência sobre seu trabalho, registrando os fatos de relevância e denunciando as irregularidades ao Conselho e aos Órgãos Públicos.

3) O MÉDICO VETERINÁRIO E O ZOOTECNISTA devem ser agentes de transformação sociais, buscando sempre se insurgir contra quaisquer fatos que comprometam sua integridade profissional.

“A omissão é plenamente relevante quando o omitentedevia e podia agir para evitar o resultado. O dever de agir incumbe a quem tenha por lei obrigação de cuidado, proteção ou vigilância” (Artigo 13 do Código Penal Brasileiro).

ORIENTAÇÕES GERAIS E OBRIGAÇÕES
DO RESPONSÁVEL TÉCNICO - (RT)

O presente Capítulo trata de situações concretas da responsabilidade do Profissional perante a empresa e o consumidor e, sobre o qual, OBRIGATORIAMENTE, deveestar ciente para o bom desempenho de sua função.

1. LIMITES DE CARGA HORÁRIA:

O Profissional poderá comprometer seu tempo no máximo com carga horária de 48 (quarenta e oito) horas semanais. Assim, o número de empresas que poderá assumir como RT dependerá da quantidade de horas que consta no contrato de cada uma, bem como do tempo gasto para deslocamento entre uma e outra empresa. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zootecnista
  • ZOOTECNISTA
  • Zootecnista
  • Zootecnista
  • zootecnista
  • Zootecnista
  • Zootecnista
  • ZOOTECNISTA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!