zootecnia

Páginas: 3 (627 palavras) Publicado: 31 de agosto de 2015
1. EPIDÍDIMO

O epididimo é dividido em três partes: cabeça, corpo e cauda
A cauda tem como função armazenar os espermatozóides prontos, tendo como diferença do espermatozóide já ejaculado o tempode duração no trato genital feminino, enquanto o ejaculado dura 48 horas o que esta contido na cauda do epidídimo dura em torno de 3 semanas ate mesmo 60 dias, dependendo da hidratação e alimentaçãodo animal. Essa diferença se dá porque o espermatozóide contido na cauda do epidídimo tem uma gota citoplástica proximal que impede a mobilidade da cauda.

2. OBJETIVO

Tem como principal funçãoretirar o espermatozóide após óbito, após castração ou por algum motivo onde o animal não consegue ejacular na vagina artificial, pode ser por falta de libido, por trauma emocional ou físico. Sendoassim a coleta da cauda do epidídimo é o último recurso se o animal ainda estiver vivo, pois só é utilizada em casos onde o tratamento seja irreversível.
Quando o animal possui a infertilidade coeundi,é um candidato a essa técnica, pois sua infertilidade esta ligada a dificuldade de penetração, podendo ser problemas locomotores, neurológico, psicológicos ou até mesmo doenças no pênis ou noprepúcio, mas seus espermatozóides ainda estão aptos a serem utilizados para fertilização. Muitos dos problemas psicológicos estão ligados a erros na hora do manejo, podendo ocasionar agressividade,preferências a certas éguas ou por condições especificas de manejo.

3. PROCEDIMENTO

Para retirar o epidídimo do animal independente se o mesmo estiver vivo ou eutanasiado o procedimento a se fazer é aorquiectomia padrão, a única coisa que se deve tomar cuidado quando o animal estiver vivo é não injetar lidocaína dentro do epidídimo, pois danifica a qualidade das células espermáticas ali armazenadas,tomando cuidado também para não haver contato de sangue na cauda do epidídimo, por isso utilizasse na castração clamps ou algum tipo de ligadura para evitar que o sangue entre em contato com os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • zootecnia
  • Zootecnia
  • A Zootecnia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!