Zootecnia

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 22 de maio de 2014
 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE MEDICINA VERETINÁRIA E ZOOTECNIA






Julgamento Canino









Disciplina: Exterior e Julgamento dos Animais Domésticos







Em um julgamento canino deve-se ficar atendo ao regulamento de exposições e de campeonatos.
Art. 30 - Para fins de julgamento, os cães inscritos devem ser apresentados,separados em classes, a saber:
a) FILHOTE - para cães de 4 meses completos a 6 meses incompletos;
b) INICIANTE - para cães de 6 meses completos a 9 meses incompletos;
c) JOVEM - para cães de 9 meses completos a 12 meses incompletos;
d) JUNIOR - para cães de 12 meses completos a 24 meses incompletos, que ainda não
sejamCampeões.
e) ABERTA - para cães com mais de 09 meses que ainda não tenham título de 
Campeão devidamente homologado pela ACB.
Parágrafo 1º - Em cada classe os cães são julgados separadamente por sexo, devendo o Árbitro, terminado seu julgamento, indicar claramente a 1ª, a 2ª e a 3ª fêmea da classe e o 1º, o 2º e o 3º macho da classe.
Parágrafo 2º - O Árbitro poderá conceder tantosCAC quantos julgar necessário para machos e fêmeas, independente do número de cães em pista, ficando claro que não há a obrigatoriedade dessa concessão, uma vez que isso é critério do próprio Árbitro.
Art. 31 - Disputarão o MELHOR DA RAÇA E SEU RESERVA, todas as fêmeas e todos o machos que tenham sido escolhidos os primeiros de cada classe e todos os cães com títulos de Campeão, e superiores, jáconquistados e homologados pela ACB.
Parágrafo 1º - No julgamento específico da Raça DACHSHUND o Árbitro reunirá todos os exemplares de Pelo Curto dos tamanhos anão, miniatura e standard e entre estes escolherá o MELHOR PELO CURTO, adotando procedimento idêntico para as variedades Pelo Longo e Pelo Duro, de modo que, para a disputa de MELHOR DO GRUPO, darão entrada em pista um exemplar de PeloCurto, um exemplar de Pelo Longo e um exemplar de Pelo Duro.
Parágrafo 2º - Nas exposições especializadas de raça, o clube promotor poderá escolher e premiar o MELHOR DA RAÇA, após a disputa entre a Melhor Fêmea da Raça e o Melhor Macho da Raça.
Art. 32 – Após terem sido indicados os Melhores de Raça e os respectivos Reservas de Raça, os cães serão concentrados na pré-pista e chamados paraapresentação e disputa do Melhor do Grupo.Tendo sido indicado o Melhor do Grupo, entrará de imediato o seu Reserva de Raça, para indicação do 2º. lugar de Grupo, cessando a partir daí a participação daquela raça na disputa do 3º e 4o. lugar do Grupo. É obrigatória a presença dos reservas na pré-pista, pois caso não estejam a postos, não mais será permitida sua entrada em pista.
Parágrafo 1º - Em caso deausência por qualquer motivo do Melhor da Raça no momento do julgamento, o Reserva da Raça estará apto a substituí-lo sem restrições podendo assim participar da escolha do Melhor do Grupo e se for o caso do Melhor da Exposição.
Parágrafo 2º - As raças reconhecidas são reunidas nos seguintes grupos conforme anexo que passa a integrar este regulamento.
-1º GRUPO - CÃES DE CAÇA E TIRO
-2º GRUPO -CÃES "HOUNDS"
-3º GRUPO - CÃES DE GUARDA
-4º GRUPO - CÃES TERRIERS
-5º GRUPO - CÃES DE LUXO
-6º GRUPO - CÃES DE COMPANHIA
-7º GRUPO - CÃES DE TRABALHO
Parágrafo 1º - Os cães entrarão em pista para disputa do Grupo na ordem sequencial prevista neste artigo, podendo o Árbitro, para facilitar e agilizar sua atuação, alterar a ordem de seu julgamento.
Parágrafo 2º - Conhecidos os quatrocolocados do Grupo, estes devem se postar junto às respectivas placas indicadoras, para serem premiados pelo Árbitro.
Art. 33 - Para a escolha dos FINALISTAS DA EXPOSIÇÃO, os Melhores de cada Grupo entrarão em pista de julgamento e os Reservas de Grupo devem permanecer na pré-Pista para uma eventual chamada.
Parágrafo único - Terminado o seu julgamento, o Árbitro indicará o MELHOR DA EXPOSIÇÃO (o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • Zootecnia
  • zootecnia
  • zootecnia
  • Zootecnia
  • A Zootecnia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!