Zoologia

Páginas: 7 (1522 palavras) Publicado: 23 de maio de 2014



Ciências Biológicas
Zoologia dos Vertebrados I



Aula Prática
Condrichthyes











Guarulhos, 07 de Maio de 2011

Introdução
Agnathas e Chondrichthyes

Os primeiros agnatos conhecidos foram os ostracodermes (grego ostras = casca e derme = pele), peixes que possuíam uma armadura óssea, diferentes dos agnatos atuais. Dentre os ágnatos atuais, temoscomo os maiores representantes as feiticeiras e as lampréias.
Os “agnathas” são classificados pelos sistematas filogenéticos como um grupo parafilético, e os atuais estão reunidos como ciclóstomos, por causa da boca circular e sem maxilas (grego = cyclos = círculo e stoma = boca). As lampréias são apresentadas aos gnastotomatos, mais do que as feiticeiras, porém tanto as lampréias como asfeiticeiras parecem ser mais primitivos que os ostracodermos.
Feiticeiras – Myxinoidea: Cerca de 60 espécies conhecidas, em dois gêneros (Eptratetus e Myxine). Quando adultos têm menos de 1 metro de comprimento, corpo alongado, sem escamas e de coloração rósea a púrpura.
São espécies marinhas e cosmopolitas, de águas profundas e frias. São os principais carniceiros do fundo do mar, graças a seusentido de olfato. Possui um sistema de defesa através da secreção de muco, o que afasta os predadores. Não apresentam vestígios de vértebras, possuem rins simples, olhos degenerados ou rudimentares, recobertos por uma espessa pele, a boca é circundada por seis tentáculos auxiliam na alimentação de outros vertebrados mortos ou moribundos, onde beliscam a carne, geralmente brânquias ou ânus. Possuemde uma a quinze aberturas branquiais externas e grandes seios sanguíneos, com pressão sanguínea baixa. Seu maior representante é o anfioxo. As fêmeas são mais numerosas que os machos e somente algumas espécies são hermafroditas e pouco se conhecem de sua reprodução.
Lampréias – Petro myzontoidea: entre 40 e 50 espécies conhecidas, entre dois gêneros (Petromyzon e Lampetra). Possuemestruturas vertebrais (arcuáleos) cartilaginosos. São parasitas de peixes maiores em sua grande maioria, onde com sua boca circular e pequeno esôfago, raspam e abrem feridas no hospedeiro por meio de sucção. Possuem estrutura portátil, com espinhos similares que permite uma fixação firme, é semelhante a uma língua, porem não é homologa à língua dos agnatostomatos, a alimentação é contínua dalampréia, possui uma glândula oral secreta, um anticoagulante, que evita a coagulação do sangue, enquanto ela se mantem fixa ao hospedeiro e sua dieta consiste de líquidos do corpo do hospedeiro.
O trato digestório é reto e simples e sua dieta diversificada abrange peixes, golfinhos e baleias. Apresentam uma única narina no topo da cabeça, olhos grandes e bem desenvolvidos, coração inervado pelosistema nervoso parassimpático e rins bem desenvolvidos. Elas possuem sete pares de brânquias e realizam ventilação intermitente. Possuem distribuição geográfica mundial, nos trópicos e regiões polares, são anádromas , e se reproduzem subindo os rios, induzidas pela temperatura liberam gametas após migração em cabeceiras de rios, onde machos e fêmeas constroem ninhos no fundo composto de pequenas pedrase cascalho, fixando-se pela boca e agitando o corpo, o que após depositar os óvulos e espermatozoides os leva a morte por exaustão. Os ovos eclodem após duas semanas, denominadas larvas chamadas de Ammocoetes, com cerca de 6 à 10 mm e abandonam o ninho.
São organismos vermiformes, que se enterram no lodo ou na areia, vivendo por três á sete anos, como filtradores. A metamorfose para a fasejovem acontece no verão, onde migram para um rio ou mar e ocorre a próxima metamorfose para a vida adulta, que geralmente não dura mais de dois anos como parasita e onde recomeça seu ciclo de vida.
Os Chondrichthyes são peixes que possuem esqueleto cartilaginoso (grego chondros = cartilagem, ichthyos = peixes), são animais marinhos pertencentes ao grupo dos vertebrados gnastostomato. São...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zoologia
  • Zoologia
  • zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • Zoologia
  • zoologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!