ZOOLOGIA GERAL E ANATOMIA E FISIOL. DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.

492 palavras 2 páginas
TRABALHO DE ZOOLOGIA GERAL E ANATOMIA E FISIOL. DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS.
1) Cite algumas espécies de protozoários do gênero Leishmania causadores de doença e os respectivos animais domésticos que podem desenvolver a protozoose.

A leishmaniose é transmitida por insetos hematófagos (que se alimentam de sangue) conhecidos como flebótomos ou flebotomíneos. Os flebótomos medem de 2 a 3 milímetros de comprimento e devido ao seu pequeno tamanho são capazes de atravessar as malhas dos mosquiteiros e telas. Apresentam cor amarelada ou acinzentada e suas asas permanecem abertas quando estão em repouso. Seus nomes variam de acordo com a localidade; os mais comuns são: mosquito palha, tatuquira, birigüi, cangalinha, asa branca, asa dura e palhinha. O mosquito palha ou asa branca é mais encontrado em lugares úmidos, escuros, onde existem muitas plantas. Os principais animais são os cachorros.

2) Explique os sintomas da Leishmaniose Visceral Canina ressaltando o mecanismo de tratamento dos animais.

Os sintomas no cão são bastante variáveis, sendo comum na Leishmaniose cutânea o aparecimento de lesões graves na pele acompanhadas de descamações e, eventualmente, úlcera falta de apetite, perda de peso, lesões oculares (tipo queimaduras), atrofia muscular e, o crescimento exagerado das unhas. Em um estágio mais avançado, detectam-se problemas nos rins, no fígado e no baço, acabando o animal por morrer. Devido à variedade e à falta de sintomas específicos, o médico veterinário é o único profissional habilitado a fazer um diagnóstico da doença. É importante ressaltar que há um grande número de animais infectados que não apresentam sintomas clínicos (assintomáticos) porque a Leishmaniose pode ter uma incubação até 7 anos.

3) Explique as medidas profiláticas para evitar a Leishmaniose Visceral Canina.

*Mantenha a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito-palha vive nas proximidades das residências, preferencialmente em lugares

Relacionados

  • ppzootecnia
    43385 palavras | 174 páginas