Zonas Polares

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 15 de março de 2014
Zonas Polares
O mundo possui uma imensa variedade de paisagens, que se apresentam de acordo com a localização geográfica, além de outros fatores, tais como clima, relevo e luminosidade. As zonaspolares revelam paisagens diferentes das que conhecemos, que são praticamente inabitadas. 

As zonas polares estão localizadas no extremo sul e norte do planeta, nelas as condições climáticas sãoadversas, tendo em vista que apresentam as mais baixas temperaturas da Terra, em razão da influência do clima polar e a incidência de raios solares sobre a superfície terrestre de forma bastanteinclinada. Nas duas zonas polares são identificadas duas estações bem definidas: verão e inverno. 
No verão as temperaturas médias não passam dos 10°C e a luz solar não é muito intensa. Já no inverno, o frioé rigoroso, com temperaturas negativas que oscilam entre 
-30°C e -50°C. 

Na região da Antártica (polo sul) a superfície é constituída por uma grossa camada de gelo, em geral não há solo evegetação. Já na região da Antártida (polo norte), nas áreas onde se encontram o Alasca e a Groenlândia não há perda de gelo na superfície. No entanto, no norte do Canadá e da Rússia, e em áreas do sul daGroenlândia e do Alasca ocorre o degelo na estação do verão. Nesse período o solo fica descoberto e, mesmo não sendo rico em fertilidade, surge uma vegetação rasteira composta por musgos e liquens,denominada de tundra. 

Tanto na Antártica como na Antártida, o povoamento é praticamente inviável, isso é explicado pelo fato de que as temperaturas são muito baixas, além da insuficiente quantidade deluz solar e pobreza de nutrientes dos solos - que os tornam inférteis. Entretanto, diversos estudos geológicos recentes revelaram a existência de importantes jazidas minerais no subsolo das duas zonaspolares, entre elas o petróleo. Tais descobertas têm motivado a instalação de infraestrutura, o que significa que poderá haver povoamento dessas regiões de condições tão adversas.

Regiões de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • zonas polares
  • economia nas zonas polares
  • polar
  • Polar
  • polares
  • Zonas
  • zonas
  • zona

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!