zona rural

Páginas: 6 (1281 palavras) Publicado: 9 de fevereiro de 2015
PARA ALÉM DE UMA “COMIDA”: ETNOGRAFIA DAS PRÁTICAS SEXUAIS GAYS ENTRE RAPAZES RURAIS1
Pedro Henrique Azevedo da Silva Paiva2
Socorro Gabriela Aquino3
RESUMO: A zona rural sempre foi classificada com um ambiente “atrasado” e conservador, desta forma uma comunidade situada neste ambiente tem enraizada questões como o machismo e a heteronormatividade de forma mais intensa. De forma contraditóriaé alegado, nesta mesma realidade, a consumação de práticas sexuais entre rapazes. A pesquisa em questão busca comprovar a existência destas práticas homossexuais, bem como interpretar a dinâmica que as envolvem a fim de compreender a influencia da sociedade rural na construção da identidade sexual destes moços. Foi realizada uma pesquisa de campo, nos moldes tradicionais da observaçãoparticipante, durante três meses de intenso convívio social na comunidade camponesa Olhos Cristais (nome fictício) do município de Baraúna/RN, em que se observou toda a conjuntura expressa através do cotidiano por diversos momentos e foram realizadas conversas com quatro rapazes, individualmente. De fato as práticas sexuais e afetivas entre rapazes da zona rural existem, pensar estas é compreender um mundode dupla face, onde o âmbito particular e o público assumem formas muitas vezes contrastantes, demonstrando um poder influente e coercitivo da sociedade.
Palavras-Chave: Homossexualidade; Práticas Sexuais; Zona Rural.
1. O/A
Olhos Cristais é uma comunidade rural cuja sua fundação está datada em 1882, segundo os moradores mais antigos, o surgimento desta se dá quando alguns caçadores querodeavam aquelas terras avistaram uma vertente d'água jorrando do chão, tendo em vista que escassez de água é natural do clima semiárido no qual a região é comportada, aquela redondeza logo se transforma em um lugar propicio a se viver, e a partir de então o povoado se compõe. Olhos Cristais encontra-se no município de Baraúna que está localizado no extremo oeste potiguar, fazendo divisa com o estado doCeará, esta é uma cidade de pequeno porte que tem na economia grandes empresas do agro negócio e do calcário e uma fábrica de cimento. As pessoas nativas afirmam que a comunidade surgiu primeiro que a cidade e por questões de interesse político esta foi (in) visibilizada.
A comunidade Olhos Cristais, que também e chamada de sítio, atualmente tem em média 200 habitantes, distribuídos em 55famílias, com quase equidade no requisito gênero, onde a maior parte da população é adulta, ou seja, corresponde à faixa de 18 a 59 anos de idade. Estruturalmente o sítio dispõe de uma escola pública que funciona a primeira fase do ensino fundamental, duas igrejas (uma católica que faz devoção ao Santo Expedito e uma evangélica denominada Assembleia de Deus), um posto de saúde, uma “bodega” que é umpequeno estabelecimento comercial, um bar/restaurante, uma quadra de esportes, um campo de futebol, um poço com cata-vento, o olho d'água, quatro pequenas fazendas que ficam nos arredores e o povoado central. Tanto a socialização quanto a sociabilidade, são vivenciadas em vários destes cenários.
Por muito tempo a principal atividade econômica de Olhos Cristais foi a agricultura de subsistência, maspor conta de todas transformações da sociedade contemporânea que chegam a atingir também esse contexto, estas ações assumem uma nova configuração, contendo muitas (pessoas) trabalhadoras assalariadas, as que mais se destacam são as empregadas domésticas que é destinada mais para as mulheres e os trabalhos de peões em vários segmentos atribuídos aos homens, também existem as aposentadas e algumasservidoras públicas. Contudo, a prática da agricultura, criação de animais e caça ainda existe só que não de forma veemente e cardial como era antigamente, estas se apresentam como coadjuvante nesta perspectiva econômica e com um caráter bem específico de consumo pessoal e familiar.
O ambiente rural caracteriza-se por uma região não urbanizada. É o campo em contraponto com a cidade....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • zona rural
  • zona rural e zona urbana
  • Zona rural
  • diferenças entre zona urbana e zona rural
  • Enfermagem em Zona Rural
  • CRECHE NA ZONA RURAL
  • Artigo zona rural
  • desenvolvimento econômico zona rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!