Zona da Mata

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
A Zona da Mata é uma sub-região costeira da Região Nordeste do Brasil que se estende do Estado do Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, formada por uma estreita faixa de terra para os padrões continentais do Brasil. Devido a densa vegetação original na zona da mata era predominantemente chamada de Mata Atlântica, apenas depois da grande extinção da mata que a região tornou-se Zona da Mata.
AZona da Mata concentra seis capitais da região Nordeste (Natal, João Pessoa, Recife, Maceió, Aracaju e Salvador). Caracteriza-se por ser a mais urbanizada, industrializada e economicamente desenvolvida, concentra as principais regiões do Nordeste. Latitudinalmente pode ser sub-dividida em setentrional (polarizada pelo eixo Natal-João Pessoa), central (polarizada pelo eixo Recife-Maceió) emeridional (polarizada pelo eixo Salvador-Aracaju).
A Zona da Mata é bem dotada de vias de comunicação rodo ferroviária e é servida por importantes rodovias federais, como a BR-040 (duplicada desde Juiz de Fora até a cidade do Rio de Janeiro), a BR-267, BR-262, BR-393. Duas importantes ferrovias que servem a região: a Ferrovia do Aço e a Ferrovia Centro-Atlântica.
Essa mesorregião tem a maior densidadedemográfica de todo o Nordeste. Tal concentração se deve ao fato de o início da colonização brasileira ter ocorrido nessa área. Nessa região, localizam-se as principais metrópoles do Nordeste: Salvador e Recife.
Em virtude do fato de essa ser a região com o maior número populacional, é nela também que se encontram os principais problemas sócio-estruturais do Nordeste. Dentre os problemas, estão: aausência de saneamento básico para a população, habitações precárias e invasões, formação de favelas, entre outros.
Além da produção de algumas monoculturas, a Zona da Mata é economicamente marcada pela prática do turismo, em virtude da existência de cidades históricas – a exemplo de São Luiz (MA) – e de uma quantidade significativa de praias turísticas.
A Zona da Mata pode ser dividida em trêsmicrorregiões: a Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro, o Recôncavo Baiano e o Sul da Bahia ou Zona do Cacau.
Zona da Mata Açucareira ou Litoral Açucareiro: sua localização se estende do Rio Grande do Norte ao norte da Bahia. Caracteriza-se pela monocultura da cana-de-açúcar para a produção e exportação do açúcar.
Recôncavo Baiano: localiza-se em torno da cidade de Salvador e se destacapela produção acentuada de Petróleo. Atualmente, corresponde a 35% do total de petróleo produzido no país.
Zona do Cacau ou Sul da Bahia: localizada no sul da Bahia, nas cidades de Ilhéus e Itabuna, essa microrregião caracteriza-se pela produção acentuada de cacau, apesar de seu declínio nos últimos anos.
O povoamento desta região é muito antigo, sendo ocupada por vários povos índios até quepor volta do século XV levas migratórias de povos de línguas tupi ocuparam o litoral.
Esta região foi muito disputada inicialmente por franceses e portugueses na sua parte mais ao norte acima de Olinda, depois por holandeses e espanhóis durante a União Ibérica. E só mais de um século e meio depois da sua descoberta pelos portugueses seria finalmente controlada por eles.
Na época colonial,instalou-se nessa área o empreendimento de exportação das indústrias agrícola com suas lavouras de subsistência destaca-se a cana-de-açúcar, tabaco e cacau. As condições ecológicas eram ideais para o cultivo da cana, o clima era temperado e úmido, chegando de 20 á 30 graus. Os solos, férteis e escuros conhecidos como massapê, cobrem os vales dos rios, que ficaram conhecidos como "rios do açúcar". Váriosdesses rios são intermitentes, pois suas nascentes localizam-se no interior tropical semi-úmido de altitude. Nas últimas décadas dessa região, tem ocorrido crescimento industrial impulsionado por incentivos fiscais estaduais.
A zona da mata nordestina possui a maior variedade costeira do Brasil indo desde a costa de dunas no RN, passando pela costa das falésias na PB, costa dos arrecifes em PE,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Zona da Mata
  • zona da mata
  • Zona da Mata Mineira
  • Mamulengo na Zona da Mata de Pernambuco
  • GEOHISTÓRIA ECONÔMICA DA ZONA DA MATA MINEIRA
  • IDH e estrutura fundiária na Zona da Mata
  • AGROECOLOGIA: Experiências de agricultura familiar e agroecológica na zona da mata
  • Diálogos Interdisciplinares: Os Tupi da Zona da Mata mineira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!