zona coteira

809 palavras 4 páginas
PORQUE MUDOU: Grande parte da zona costeira brasileira está ameaçada pela superpopulação e por atividades agrícolas e industriais. É aí, seguindo essa imensa faixa litorânea, que vive mais da metade da população brasileira.Isto é, a integridade ecológica da costa brasileira acaba pressionada pelo crescimento dos grandes centros urbanos e, consequentemente, pela poluição, pela especulação imobiliária sem planejamento e pelo enorme fluxo de turistas. A ocupação predatória vem ocasionando a devastação das vegetações nativas, o que leva, entre outras coisas, à movimentação de dunas e até ao desabamento de morros.O aterro dos manguezais, por exemplo, coloca em perigo espécies animais e vegetais, além de destruir um importante "filtro" das impurezas lançadas na água.
Características: Os principais biomas do litoral estão ligados á existência de solos arenosos e salinos, apresentando-se bastante danificado pelo homem. são eles os: manguezais e biomas psamófilos. Como os ecossistemas ocorrem em toda costa brasileira, as características do bioma costeiro variam muito de um lugar para outro: em algumas regiões predominam algumas espécies vegetais, animais e determinados aspectos físicos. Então faremos de outra forma: Falaremos de alguns ecossistemas que compõem o bioma costeiro.
O que são biomas psamófilos: São dunas, praias e restingas desenvolve-se uma vegetação herbácea e arbustiva em solo salgado e arenoso.
HERBÁCEA: Plantas de caule macio ou maleável, normalmente rasteiro são plantas baixas localizadas em savanas, caatinga e cerrado. Geralmente são gramíneas.
ARBUSTIVA: são arvores de porte pequeno ou em fase de desenvolvimento, são comuns no cerrado e caatinga e savanas.
GRAMÍNEAS:as gramíneas são plantas que conseguem se estabelecer e se reproduzir em um ambiente geralmente desfavorável para outras espécies, sendo assim as primeiras a colonizar uma determinada área. São de pequeno porte, fácil multiplicação e pouco exigentes. Por apresentar tais

Relacionados

  • hemo
    1139 palavras | 5 páginas