Ziziphus Joazeiro e a Odontologia

629 palavras 3 páginas
ZIZIPHUS JOAZEIRO

Vitória da Conquista - Outubro de 2014

ZIZIPHUS JOAZEIRO

Trabalho realizado pelas alunas
Maria Luisa Correia e Jéssica Evans, do curso de Odontologia do Primeiro Semestre,
Vespertino, para a matéria de Bioquímica, ministrada pela Professora Doutora Natália Velasquez.

Vitória da Conquista - Outubro de 2014

INTRODUÇÃO

A Ziziphus Joazeiro é uma árvore perenifólia graças ao amplo e profundo sistema radicial, capaz de coletar a escassa umidade existente no subsolo, por conta do seu ambiente natural ser a caatinga ou cerrado. Às vezes, embora raramente, quando a água do solo se torna extremamente escassa, pode perder por completo a folhagem.
Seus frutos, do tamanho de uma cereja, são comestíveis e utilizados para fazer geleias, além de possuírem uma casca rica em saponina (usada para fazer sabão e produtos de limpeza para os dentes). São também utilizados na alimentação do gado na época seca.

UTILIZAÇÃO NA ODONTOLOGIA

As raspas da entrecasca do juazeiro servem de sabão e dentifrício (pastas dentais). As cascas e as folhas são tradicionalmente usadas na medicina popular do nordeste, na forma de extrato feito com água para limpeza dos cabelos e dos dentes.

Quando agitadas com água, as folhas e as cascas produzem abundante espuma, devido à sua propriedade espumígena; a entrecasca pulverizada é muito usada para limpeza dos dentes, usando-se um pouco do pó, que pode se prender à escova de dente molhada.

Os resultados de ensaios farmacológicos comprovam, também, que o juazeiro apresenta efeito mais eficaz na diminuição da placa dental do que os dentifrícios convencionais, desestabilizando a placa dental e exercendo uma ação antimicrobiana sobre Streptococcus mutans, principal germe causador da cárie dentária, resultante da escovação dos dentes com uma suspensão aquosa a 1 % da entrecasca pulverizada. Essa experiência foi feita

Relacionados

  • plantas para tratamentos bucais
    22328 palavras | 90 páginas
  • Pesquisa
    40746 palavras | 163 páginas
  • apostila dicotiledonea
    45278 palavras | 182 páginas
  • arquitetura
    71928 palavras | 288 páginas