Zelig, o filme camaleão. estudo sobre um falso documentário.

28553 palavras 115 páginas
ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO PLANO MONOGRÁFICO

VÍVIAN GARRIDO JUNG

ZELIG, O FILME CAMALEÃO estudo sobre um falso documentário

Porto Alegre 2009

2 VÍVIAN GARRIDO JUNG

ZELIG, O FILME CAMALEÃO estudo sobre um falso documentário

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito para obtenção do título de Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM.

Orientador: Prof.ª Dr.ª Adriana S. Kurtz.

Porto Alegre 2009

3

Dedico este trabalho à Sandra, Adalberto e Jonatan pela referência de dedicação, determinação e competência que sempre foram para mim.

4 AGRADECIMENTO

Aos meus pais, Sandra e Adalberto Jung por terem proporcionado, das mais diversas formas, minha chegada até aqui. À Profª Adriana Kurtz pela imensurável dedicação, parceria e diversão na condução desse estudo.

5

A arte é uma magia que liberta a mentira de ser verdadeira.

Theodor Adorno

6 RESUMO

O presente trabalho analisa em que medida e com que estratégias o diretor Woody Allen criou um falso documentário em Zelig (1983). Usando convenções do gênero documental para contar a bizarra história de um fenômeno dos anos 20 nos Estados Unidos - o homem camaleão -, Zelig é apresentado ao público como um documentário de época, a partir de efeitos de envelhecimento da imagem e do uso sistemático de "provas documentais" típicas do gênero. A partir de teóricos especializados no documentário, especialmente Ramos (2008) e Nichols (2005), o estudo procura definir e conceituar os filmes documentários bem como descrever suas principais características e convenções. A seguir faz-se uma analise de cenas-chaves de Zelig para identificar as apropriações feitas pelo cineasta norte-americano, para contar uma história não apenas ficcional, mas absolutamente inverossímil. O trabalho defende, assim, a existência de uma categoria de filmes no limite

Relacionados

  • 10 Filmes Para Ampliar Seu Olhar Psicol Gico
    2695 palavras | 11 páginas
  • História do cinema mundial
    154591 palavras | 619 páginas
  • Cores
    156274 palavras | 626 páginas