Zdfvadfv

398 palavras 2 páginas
Prova 2 – Sistemas Operacionais 1) Pode incorrer adiantamento em um sistema que utiliza escalonamento FIFO. Suponha que todos os processos excentricamente executam até o fim (nenhum processo entra em laço infinito)? 2) Em que situação um gerenciador de memoria deve minimizar espaço de memoria desperdiçado? 3) Por que as organizações e estratégias de memoria devem ser mais transparentes possíveis para os processos? 4) Quando à alocação de memoria não contigua é preferível a contigua? 5) Descreva dois métodos que poderiam ser utilizados para reduzir fragmentação em sistemas de multiprogramação por partição variável.

1) Neste escalonamento todos os processos tendem a serem atendidos ao menos que um processo possua um erro ou loop infinito. O loop infinito irá parar a máquina, pois com o FIFO não terá como dar continuidade a execução dos processos que estão aguardando na fila de espera. 2) Quando ocorre fragmentação interna. 3) Por que eles decidem em qual local da memória um processo deve ser alocado. 4) A alocação contígua é uma forma mais simples de alocação de memória, aonde a memória principal da máquina é dividida em duas partições: o Sistema Operacional – parte baixa de memória, e os processos de usuário – restante da memória. Nesse tipo de alocação cada usuário tem controle total da memória, podendo inclusive acessar a área do SO (através do DOS no Windows, por exemplo). Ao longo do tempo foram inseridas proteções para esse tipo de acesso através de mecanismos de comunicação entre hardware e software, com a utilização de registradores de base e limite e do MMU (Memory Managment Unit).
- Já na forma de alocação não-contígua temos a existência de múltiplas partições. A ideia, imposta por técnicas de multiprogramação, consiste em dividir a memória em blocos (partições), aonde cada partição recebe um processo, com o grau de multiprogramação sendo então fornecido pelo número de partições existentes. O SO é o responsável pelo

Relacionados