ZANELLI. J. C, BORGES-ANDRADE, J. E. e BASTOS, A. V. B. (Orgs). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. pp. 466-491.

724 palavras 3 páginas
ZANELLI. J. C, BORGES-ANDRADE, J. E. e BASTOS, A. V. B. (Orgs). Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004. pp. 466-491.

Existe uma grande inferência do trabalho das organizações, no que tange o bem estar social dentro da sociedade que se relaciona com a escuta da psicologia, analisando suas dimensões e configurações históricas organizacionais e do trabalho, seus domínios e implicações. Através da indústria internacional e a expansão dos militares, cenário que principiou a necessidade das atividades de psicólogos das organizações em processos de avaliação e testes de admissão e a ciência do comportamento. Muitas teorias desenvolvidas buscaram conhecer o fenômeno organizacional psicossocial, construindo respostas sociais e no trabalho. A necessidade trouxe desenvolvimento de estudos e testes de seleção de trabalho, visando buscar dar respostas as demandas e desafios existentes através da historia, seus vínculos sociais e culturais. Já no Brasil o sistema escravatório, a migração, deu-se com a exploração do trabalho, na qual culminou assim o surgimento a psicologia do trabalho, que teve sua expansão após a segunda guerra, modelos que deram impacto, com forte Tonica a seleção social, recrutamento e seleção, que culminou na trajetória da carreira dos psicólogos organizacionais, na qual se percebeu uma visão mais clara sobre esse trabalho, que teve competitividade e exigências nas formas de trabalho e suas configurações, que deram inicio com o surgimento do Fordismo e o Toyotismo. Essas relações do trabalho são elementos de suma importância para o psicólogo, na qual se faz aos dias de hoje necessário a construção humana e suas interações no trabalho, sendo tensionado pelo desemprego e do subemprego, tendo relevância a entrada a concorrência e competência, isso deixa uma demanda de engajamento nas questões do trabalho, com cobrança a qualidade as respostas a direções, e dentro dessa necessidade um apelo a condição familiar. Transformação

Relacionados