Z183 PROGRAMA ES CULTURAIS MILENARES

903 palavras 4 páginas
PROGRAMAÇÕES CULTURAIS MILENARES
1. CIVILIZAÇÃO DA CARÊNCIA
São as civilizações que tiveram de trabalhar muito e lutar arduamente, durante séculos e milênios, com inúmeras dificuldades aterrorizadoras de sobrevivência. Os habitantes de regiões de clima frio e árido, geladas com exigência de armazenar viveres e combustível para garantir a sobrevivência durante o longo inverno e até que surgem os primeiros frutos próximos ao verão.
Assim, torna-se absolutamente necessário: armazenar alimentos; produzir agasalhos para resistir ao frio, à chuva, ao gelo e ventos; construir sólidas moradias para proteger-se do vento, frio e tempestades. Nessa luta pela sobrevivência surge à necessidade de armazenar mais, confeccionar mais agasalhos, construir mais sólidas moradias conforme crescimento do número de habitantes. Todas essas necessidades difíceis de serem satisfeitas, ao longo dos séculos, às vezes colocam não só as pessoas diante de necessidade extrema, mas também grupos inteiros.
É preciso planejar e prevenir-se contra possíveis anos de carestia, nos casos de destruição de colheitas inteiras. Surge à necessidade de definir o que é meu, da família e do grupo, definir os limites de propriedade particular, da família, do território do grupo, cidades, províncias e países. Tudo isso para garantir, de forma cada vez mais eficaz, os bens necessários à sobrevivência.
Os descendentes das civilizações da carência desenvolveram a esperteza o logro; lutam para defender o que é seu; impulsos automáticos, instintivos e absurdos das programações do Subconsciente. Tornando-se ambicioso e ganancioso acionado pelo medo de faltar comida, agasalho, moradia e transporte. Por isso acumulam mais e mais, com medo do fantasma da possível carência. Não sabem, objetivamente, por que precisam armazenar tanto, conduzidos pelos impulsos cegos e mecânicos do subconsciente, resultantes das programações culturais de seus antepassados. Chegam ao absurdo de mansões com dezenas de suítes, pilhas de

Relacionados