yyhuy

3088 palavras 13 páginas
Lista de exercícios sobre estrutura atômica e classificação periódica (2 pontos) Turma : Data:

Alunos: _________________________________________________________________.
_________________________________________________________________. _________________________________________________________________. _________________________________________________________________.

Introdução a química

Q1) (UFRJ-2009, adaptada) Uma festa de aniversário foi decorada com dois tipos de balões. Diferentes componentes gasosos foram usados para encher cada tipo de balão. As figuras observadas representam as substâncias presentes no interior de cada balão. Indique quantos elementos diferentes e quantas substâncias simples diferentes existem nos balões.
b) Classifique o tipo de sistema de cada balão quanto à homogeneidade.
c) O elemento  , que aparece no balão II, está localizado no 2° período, grupo 14. Um de seus isótopos apresenta 8 nêutrons. Calcule o número de massa desse isótopo.

Estrutura atômica

Q2) (Uerj 2014, adaptada) Uma forma de identificar a estabilidade de um átomo de qualquer elemento químico consiste em relacionar seu número de prótons com seu número de nêutrons em um gráfico denominado diagrama de estabilidade, mostrado a seguir.

São considerados estáveis os átomos cuja interseção entre o número de prótons e o de nêutrons se encontra dentro da zona de estabilidade mostrada no gráfico. Qual é, com base no diagrama, o menor número de massa de um isótopo estável de um metal?

Q3) (OQRJ 2007) Os íons Au+ e Au3+ são necessariamente:

a) Isoeletrônicos b) Isótopos c) Isótonos d) Isóbaros e) Alótropos

Q4) (OQRJ 2007)
São dadas as informações abaixo, sobre os átomos A, B e C:
• A e B são isótopos; • B e C são isóbaros; • A e C são isótonos;
• B tem 28 nêutrons; • A tem número de massa 58; • C tem 26 prótons.
Determine o número atômico e o de massa da A, B e C. Justifique com cálculos.

Q5)

Relacionados